Primavera assegura a eficiência dos processos de gestão do Grupo Luz Saúde

O Grupo Luz Saúde, um dos maiores na prestação de cuidados médicos em Portugal, escolheu a tecnologia da Primavera BSS para assegurar a eficiência dos seus processos de gestão nas suas 24 unidades hospitalares, onde trabalham mais de 12 mil pessoas.

Fundado em 2000, o Grupo Luz Saúde está integrado num sector em profunda transformação digital, exigindo uma procura constante das melhores práticas de tratamento da informação de suporte à gestão do negócio e das operações logísticas. Por essa razão, foram instaladas soluções tecnológicas que asseguram uma gestão global e integrada das áreas financeira, de recursos humanos, de aprovisionamento, de ativos e de logística de armazém e de distribuição, que aliadas a uma plataforma de transações eletrónicas alcançam fluidez e rigor dos processos de gestão.

Um dos processos mais críticos prendia-se com a gestão do aprovisionamento dos medicamentos e de material médico em todas as unidades dispersas pelo país. Com a implementação do sistema de gestão de armazéns «Eye Peak», a Luz Saúde otimizou o planeamento das entregas e melhorou a capacidade de resposta às necessidades de aprovisionamento.

Pedro Lima, diretor de logística da GLSMED, distribuidor médico do Grupo Luz Saúde, assinalou: «As operações nos nossos hospitais passaram a ser muito mais fáceis e orientadas. Basta perceber que antes, no Hospital da Luz, podiam chegar 300 a 400 camiões por semana e hoje em dia chega um camião por dia que vem da GLSmed diretamente com as paletes necessárias, com o mix de produtos que o hospital vai precisar. Operacionalmente o processo está muito mais simplificado.»

O trade-off entre tempo, quantidade e qualidade foi reduzido pela gestão integrada de todos os processos, a centralização de compras e de armazém permitiu ganhos financeiros imediatos e um sistema completo de rastreabilidade conferiu a segurança necessária ao processo de track and trace.

Num sector altamente dependente de soluções tecnológicas de suporte ao negócio, o Grupo Luz Saúde encontra-se em plena fase de modernização dos seus processos de gestão, recorrendo às soluções desenvolvidas pela tecnológica portuguesa Primavera BSS.

Vídeo case study abaixo.