O crescimento e a expansão no âmbito das pós-graduações é um dos principais desafios assumidos pela Faculdade de Motricidade Humana no ano que comemora o seu septuagésimo aniversário. O evento comemorativo decorre ao longo da tarde de hoje, terça-feira, cintando com as intervenções do presidente do Panathlon Clube de Lisboa e do Conselho de Ética do Comité Olímpico de Portugal, Manuel Brito, e do reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, estando prevista também intervenção de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
À semelhança de anos anteriores, serão entregues seis prémios aos melhores estudantes que concluíram a licenciatura em 2017 e 13 cartas doutorais e insígnias académicas. Será ainda feita uma homenagem a dois trabalhadores docentes, jubilados no ano de 2017.
Para o Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, José Alves Diniz, «este é um dos principais momentos da cerimónia comemorativa do aniversário, uma tradição na qual toda a comunidade pode estar presente e na qual se reconhece e homenageia o trabalho e o empenho dos melhores estudantes e dos docentes e trabalhadores técnicos e administrativos da faculdade».
A celebrar 78 anos, a Faculdade de Motricidade Humana é a mais antiga na sua área no país e conta atualmente com perto de 2.000 alunos, distribuídos por cinco licenciaturas, nove mestrados, dois doutoramentos e 12 pós-graduções.
Ciências do desporto, dança, ergonomia, reabilitação psicomotora e gestão do desporto são as áreas de formação inicial (licenciatura) promovidas pela instituição, que aposta numa oferta formativa diversificada e altamente especializada.