Observador Cetelem Automóvel 2018
Confiança e satisfação fidelizam os condutores

Os resultados do estudo internacional do Observador Cetelem sobre a fidelização dos automobilistas à marca que conduzem indicam que os portugueses estão entre os mais fiéis, com cerca de 90% de respostas nesse sentido. Apenas os condutores chineses se assumem mais convictos a esse nível. Fator fundamental para estes dados é a confiança demonstrada no fabricante, de longe o aspeto mais valorizado pelos portugueses, mas também a satisfação com o modelo que conduzem.

Texto: Redação Human

 

O Observador Cetelem Automóvel 2018 pretende conhecer mais aprofundadamente os índices de fidelização de automobilistas de 15 países em relação à marca que conduzem. Perante uma crescente oferta e concorrência entre fabricantes, que demonstram um desenvolvimento tecnológico cada vez mais evoluído e oferta mais aliciantes, importa perceber se os condutores são fiéis às marcas que conduzem, ou se estão mais predispostos a conhecer outras realidades.

No caso dos automobilistas nacionais, os dados registados apontam para uma muito elevada taxa de fidelização, pois 90% dos inquiridos apontam para esse sentido. Os números de Portugal encontram-se mesmo 13 pontos percentuais acima da média europeia. À escala global, apenas os condutores chineses apresentam resultados superiores, na ordem dos 98%. A média dos 15 países analisados aponta para uma média de fidelização na ordem dos 78%.

Quanto aos fatores que motivam uma maior fidelização dos condutores à marca, em Portugal a confiança é aspeto crucial para a escolha, fator referido por 67% dos inquiridos. Abaixo dos 50%, mais ainda com importância significativa, 47% dos consumidores referem a satisfação com o modelo que conduzem como garante para a compra de um veículo do mesmo construtor. Outros pontos mencionados e que merecem atenção são a oferta comercial, referida por 25% dos inquiridos nacionais, ou a satisfação com o concessionário (13%).

Pedro Ferreira, diretor para a área automóvel do Cetelem, referiu: «O automobilista português gosta de manter-se fiel a uma marca. Muitas vezes é algo que passa de geração em geração familiar, o que leva à criação de laços para com determinado construtor. Destaca-se a crescente concorrência entre fabricantes, com ofertas mais interessantes, uma imagem cuidada e desenvolvimento técnico que podem criar dúvidas quanto à escolha final do condutor. Sem esquecer a importância dos concessionários, cujo papel no aconselhamento e perceção das necessidades do cliente é cada vez mais apreciado por estes.»

O estudo partilha igualmente alguns insights transmitidos pelos consumidores quanto a fatores que os motivem a permanecer fiéis a uma marca. Assim, e sem surpresa, a confiança na marca é referida por 52% dos inquiridos, enquanto 48% mencionam o preço, 45% referem a solidez e robustez da marca. Já 39% mostram-se satisfeitos com o modelo atual, enquanto 35% destacam o estilo e design da marca. Outras matérias importantes para garantir a fidelidade à marca são o período de garantia mais longo (para 90% dos inquiridos), um programa de fidelização que inclua manutenção e reparação (84%), qualidade de serviços irrepreensível por parte do revendedor (83%), bem como conselhos com base no acompanhamento no processo aquisitivo (76%).

Numa análise global ao estudo, o preço ocupa o topo dos critérios de fidelização, com 47% das escolhas, à frente da robustez dos modelos e da confiança na marca (ambos com 44%). Interessante verificar que o critério Preço é mencionado por mais de metade dos inquiridos em economias tão ricas com a norte-americana ou alemã, mas também no Brasil, na Turquia ou na África do Sul.

O documento integral pode ser descarregado aqui.

De assinalar que Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance. Está presente em Portugal desde 1993, num total de 30 países de quatro continentes onde emprega mais de 28 mil pessoas. Em Portugal conta com cerca de 650 colaboradores e serve mais de 1,2 milhões de clientes e mais de 2.800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas lojas Cetelem em Vila Nova de Gaia e em Lisboa.