Inovação social e futuro do mercado de trabalho

A APESPE RH – Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado Emprego e Recursos Humanos anunciou que subscreve o manifesto da World Employment Confederacion (WEC), o qual enaltece a importância da inovação social para o futuro do mercado do trabalho, como meta para construir mercados de trabalho mais abertos, inclusivos e sustentáveis.

O manifesto aponta a inovação social como um dos caminhos para a retenção de trabalhadores qualificados e talentosos, assim como para manter as empresas competitivas e ágeis.

Entre os compromissos apresentados pela WEC, entidade representante das empresas do sector privado de emprego em 50 países, destacam-se a relevância de propostas como a melhoria significativa das condições trabalho, a implementação de esquemas de proteção social modernizadas e o desenvolvimento de projetos que proporcionem a todos os trabalhadores as capacidades necessárias para vingar no mercado de trabalho, as quais poderão representar melhorias laborais significativas.

A auto-regulação do sector tem sido o grande foco da APESPE RH, garantindo uma maior orientação dos responsáveis laborais para a criação de um mercado de trabalho eficiente e sustentável, com políticas de trabalho inovadoras, com benefícios e direitos sociais transferíveis, novos tipos de representação coletiva e acesso à aprendizagem contínua, ao longo da vida.

Afonso Carvalho, presidente da APESPE RH, referiu a propósito deste tema: «As empresas do sector privado de emprego devem proporcionar condições para um mercado de trabalho mais inovador, mais competitivo e, consequentemente, mais eficaz. Acreditamos que isso é fundamental para a dinamização da economia nacional e para fornecer flexibilidade às empresas e mais oportunidades aos trabalhadores.»