Rumos forma jovens adultos em profissões para o futuro

Software development, robótica e automação e social media TV for Youtubers são os temas em destaque durante o «Winter Fast Track», promovido pela Rumos Formação, que se destina a jovens adultos, entre os dias 18 e 22 de dezembro, em Lisboa e no Porto.

Estas formações destinam-se a jovens, entre os 17 e os 25 anos, que pretendam enveredar por uma carreira em tecnologias de informação (TI), seja através de formações especializadas, mas sem necessidade de frequência universitária, ou a pré-universitários que queiram fazer uma preparação base para as cadeiras informáticas, tenham ou não tido formação prévia na área das novas tecnologias.

De acordo com Jorge Lopes, diretor da Rumos Formação, «estas formações são fundamentais para que os adolescentes tenham um primeiro contacto com alguns conceitos e conteúdos que fazem parte das profissões de futuro, e possam também perceber se querem ou não seguir efetivamente uma carreira em TI».

Disponíveis em horário laboral, as formações têm a duração de 35 horas e consistem em:

– «Software Development: Winter Fast Track» – O objetivo deste curso é preparar os formandos para uma melhor adaptação às cadeiras de programação universitárias, ou fornecer conhecimentos base para quem pretende enveredar por uma carreira na área da programação e desenvolvimento de aplicações. Pretende-se familiarizar os participantes com o paradigma de programação imperativa e o pensamento algorítmico e computacional. Introduz-se os conceitos das metodologias orientadas a objetos bem como os conceitos fundamentais de herança, encapsulamento e polimorfismo.

– «Robótica e Automação: Winter Fast Track» – Não se pode prever se será daqui a cinco, 10 ou mais anos, mas é uma inevitabilidade que os robôs irão fazer parte do nosso dia-a-dia, e que teremos de aprender a lidar com eles em prol da nossa sociedade e comodidade pessoal. Este curso pretende preparar os formandos com conhecimentos sobre a montagem de robôs e a sua programação, fornecendo competências no âmbito do IoT (Internet of Things).

– «Social Media TV for Youtubers: Winter Fast Track» – Este curso visa introduzir os formandos ao universo do social media TV e vlog e ao impacto que tem a produção e a criação de conteúdos vídeo e motion para plataformas como o «Youtub», o «Facebook» e o «Instagram» visualmente impactantes, apelativos com recurso a equipamentos que nos acompanham diariamente como smartphones, tablets e laptops. Neste curso são introduzidos conceitos paradigmáticos do design de comunicação e dos motion media, valorizando a relação de ambos como forma eficiente de alcançar o público e de passar a mensagem final, por via de divulgação, interação e promoção pessoal e profissional, com recurso a ferramentas de edição, tratamento e manipulação de imagem, produção gráfica e vetorial.

Mais informações aqui.