CECC da FCH-Católica integra mais um projeto europeu

«COMPACT: From Research to Policy through raising awareness of the state of the art on social media and convergence» é o segundo grande projeto internacional a que o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica), se associa este ano com um financiamento europeu.

Depois do projeto «4C’s», que já este ano tinha sido financiado pela Comissão Europeia com 1,8 milhões de euros, o CECC recebe agora o segundo financiamento internacional, no valor de um milhão de euros, através do programa «H2020» na área das tecnologias da informação e da comunicação (TIC).

O projeto, liderado pela National University of Ireland, conta com a participação de 15 instituições oriundas de vários países da Europa: Eslováquia, Eslovénia, Bélgica, Bulgária, Ucrânia, Croácia, Dinamarca, Letónia, Grécia, Reino Unido e Portugal.

A participação portuguesa é assegurada por uma equipa de investigadores da Universidade Católica Portuguesa, coordenada pelo diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Nelson Ribeiro.

Sob o acrónimo «COMPACT», este projeto deverá debruçar-se sobre o impacto dos mais recentes avanços tecnológicos na comunicação digital, promovendo a análise e o debate de práticas de convergência nos media sociais e aferindo as suas implicações em termos culturais, políticos, legais, económicos e tecnológicos.

Além de promover a investigação e a disseminação de conhecimento sobre os novos suportes digitais e as práticas de convergência nos meios de comunicação social e na produção de conteúdos, a equipa do projeto, que integra instituições académicas e representantes do sector empresarial, pretende fomentar ideias inovadoras e intervir na área da legislação que tem vindo a ser produzida a nível nacional e europeu sobre a convergência dos media, o direito privado e o interesse público.

O projeto «COMPACT: From Research to Policy through raising awareness of the state of the art on social media and convergence» terá a duração de 36 meses. A assinatura do contrato que dará início aos trabalhos deverá ter lugar em dezembro deste ano.