Cláudio Lima é o novo partner da Winning

A Winning Scientific Management anunciou Cláudio Lima (na foto) como novo partner. Cláudio Lima junta-se à equipa de consultores de gestão científica, assumindo a responsabilidade pelo Centro de Competência em Excelência Operacional.

Com uma carreira de 16 anos de experiência focada nas áreas ligadas a gestão, Cláudio Lima possui duas licenciaturas, em «Engenharia Mecânica» e em «Gestão e Engenharia Industrial». Tem vindo a desenvolver a sua experiência profissional assumindo responsabilidades em gestão da produção, gestão da qualidade e gestão de operações, entre inúmeros projetos e inúmeras empresas em indústrias distintas, designadamente no sector do retalho e na indústria têxtil. Assumiu as funções de lean expert na Airbus e foi responsável pela implementação de programas de melhoria contínua primeiro na Sonae e depois na Parfois, tendo evoluído para programas de excelência operacional integrados nos sistemas de gestão dessas empresas, garantindo um alinhamento entre a estratégia e o dia-a-dia das operações.

Através do Centro de Competências em Gestão Operacional, a Winning apoia as organizações na definição e na implementação de modelos e processos que deverão guiar qualquer estrutura empresarial (desde o topo até à base da pirâmide) no caminho da excelência operacional. Cláudio Lima defende que «para qualquer organização ser bem-sucedida a longo prazo, deve desenvolver uma vontade permanente de fazer melhor, mais simples, mais rápido, mais barato, quer se trate de uma tarefa ou de um processo, eliminando desperdício». E acrescenta: «Depende dos líderes criar uma busca contínua da perfeição. Embora seja impossível atingir a perfeição, a vontade de a alcançar vai fazer emergir o melhor de cada organização e de cada pessoa. Melhorar é difícil, dá trabalho. Requere grandes líderes, managers inteligentes e colaboradores motivados. A melhoria, para ser sustentável no tempo, não pode ser delegada, nem associada a um projeto temporário. E obriga a muito mais do que a aplicação de um conjunto de ferramentas ou de um líder carismático. Resultados excelentes e sustentáveis precisam de uma transformação cultural para uma onde todos os colaboradores estão envolvidos e motivados, todos os dias, para fazer pequenas melhorias e, de vez quando, melhorias disruptivas.»