Seminário sobre o pensamento de Bernard Lonergan

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP) acolhe nos meses de setembro e outubro o seminário de investigação «Para uma Pedagogia Social», organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da FCH-UCP e pelo Centro de Formação Escolas António Sérgio.

Este seminário tem como objetivo dar continuidade à divulgação e ao aprofundamento do pensamento de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes pedagógicas, éticas e económicas. Pretende ainda incidir na construção de uma narrativa comum que possa abrir caminhos para um pensar dialogante, aberto ao criticismo, exigente, transversal e, assim, lonerganiano.

Destinado ao público em geral, a pensadores, especialistas, estudantes, educadores, investigadores, formadores e professores universitários, terá como temas abordados nas várias sessões os seguintes: «Por quê Bernard Lonergan?»; Novos Métodos para uma Transdisciplina»; «Fundamentos, Processos e Amplitudes para uma nova Pedagogia»; «Liberdades e Constrangimentos Sociopedagógicos»; «Antropologia Transcendental e a Consciência Vocativa Intra/ inter/ trans-humana»; «A Consciência Pedagógica como Estrutura» e «O reemergir da humanidade: Para uma nova Pedagogia Social».

As sessões decorrerão em horário pós-laboral, das 18H30 às 21H30. A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia para efeitos de acreditação e certificação.

 Mais informações: e-mail (teresadavid@fch.lisboa.ucp.pt).