Um concurso de transformação digital

A tecnológica nacional Primavera BSS anunciou o vencedor do desafio de transformação digital lançado à sua rede nacional de parceiros, com o objetivo de estimular o desenvolvimento rápido e ágil de aplicações de gestão através da plataforma «OMNIA». O repto foi lançado no início do ano e contou com dezenas de participações, das quais se destacaram oito aplicações com elevado potencial tecnológico e de mercado, desenvolvidas pelas empresas ABMN, ELO, Incentea, Inovflow, Maia Louro, Megatrónica, SLIM e Vimaponto.

A aplicação vencedora, denominada «OMNIA TIME EASY», foi desenvolvida pela ELO Sistemas de Informação Lda, distinguindo-se pelas suas características inovadoras na utilização da tecnologia OMNIA, pela arquitetura arrojada e pelo modelo diferenciador de integração de diferentes dispositivos e sistemas de informação, materializando os conceitos de agilidade, mobilidade e rapidez de acesso a dados do negócio, ou seja, os princípios basilares da transformação digital. Esta solução irá assegurar uma resposta rápida às necessidades de gestão da assiduidade, através de um front-end que conecta com o back-office da ELO na cloud, que por sua vez se liga a dispositivos de recolha e ao ERP (enterprise resource planning) da Primavera.

Alcides Cruz, administrador da ELO, realçou a importância da iniciativa salientando: «Este repto lançado pela Primavera foi realmente o estímulo que faltava, pois com a plataforma ‘OMNIA’ ganhamos time to market, rapidamente conseguimos ter uma aplicação simples, prática, que conecta diversos sistemas e aplicações, e com elevado potencial de mercado.»

A Primavera distinguiu ainda a Megatrónica pela aplicação «WebCRM», uma solução web integrada com o módulo de CRM (customer relationship management) do ERP Primavera que facilita a mobilidade e o trabalho das equipas de vendas no terreno. No âmbito deste concurso de transformação digital, as aplicações «OMNIA Time Easy» e «WebCRM» foram distinguidas com o estatuto «Primavera Certified Product», passando a integrar a lista de soluções com certificação «Primavera», aplicações que se apresentam como extensões naturais da oferta da tecnológica.

A plataforma» é a solução que serviu de base de trabalho para os participantes nesta iniciativa. Trata-se da plataforma cloud da Primavera, que permite o desenvolvimento ágil de aplicações de gestão, possibilitando a modelação de aplicações a partir de um browser. Pré-configurada e orientada para os processos de negócio, ajuda a reduzir os custos de desenvolvimento de aplicações de gestão, sendo que visa ajudar as empresas na transformação digital dos seus negócios. Através dela, as empresas não precisam de adquirir infraestruturas para desenvolver e instalar as aplicações, nem preocupar-se com a performance e a manutenção do parque informático ou com a atualização das soluções.

Mais informações sobre a plataforma aqui.