Bragança acolhe centro de tecnologias avançadas

A ITSector, tecnológica especialista no desenvolvimento de software para o sector financeiro, acaba de expandir a sua atividade para Bragança, onde inaugurou na passada semana no Brigantia EcoPark o seu quinto centro de tecnologias avançadas em Portugal.

A partir de Bragança, e à semelhança do que já acontece nas unidades de que dispõe no Porto (sede), em Lisboa, em Braga e em Aveiro, a empresa vai centrar a sua atividade no desenvolvimento de projetos em regime de nearshore, operando à distância projetos no sector financeiro que detém com clientes oriundos de mercados internacionais.

Renato Oliveira, presidente do Grupo ITSector, assinalou: «Em Bragança, vamos desenvolver projetos para clientes de países europeus e africanos, contemplando todas as fases de desenvolvimento de software e respetivos profissionais, desde os gestores de projeto a analistas funcionais, developers e testers. Também continuaremos a investir na área de investigação e desenvolvimento, que é um pilar importante no qual queremos continuar a apostar, contando também com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança.»

Na presença do presidente da direção do edifício Brigantia Ecopark, Hernâni Dias, o mesmo responsável referiu ainda as razões que motivaram a escolha de Bragança para expandir a atividade da ITSector: «Não é novidade a escassez, em termos globais, de recursos na área das tecnologias de informação (TI). Portugal não é exceção, sendo clara a concentração destes profissionais nos grandes centros urbanos no litoral do país, o que obriga as pessoas que vivem no interior a deslocarem-se das suas áreas de residência para poderem apostar numa carreira. Com a abertura do Centro de Tecnologias Avançadas de Bragança, as pessoas desta e de outras localidades circundantes terão a oportunidade de desenvolver uma carreira junto das suas famílias.»

Na fase inicial, a unidade da ITSector em Bragança representa um investimento na ordem dos 500 mil euros, contando com 20 colaboradores de vários níveis de senioridade, sendo que até final deste ano a empresa prevê triplicar este número, atingindo os 60 colaboradores, beneficiando de um programa de formação intensiva (da ITSector Academy), entretanto realizado com recém-licenciados do Instituto Politécnico de Bragança.»

A médio prazo, a ITSector não descarta a possibilidade de vir a inaugurar mais centros de tecnologias avançadas em território nacional. Contudo, antes deste passo a empresa deverá optar pelo alargamento dos centros localizados em Lisboa e em Aveiro.

Fundada em 2005, na cidade do Porto, a ITSector conta com mais de 350 colaboradores, mantendo parcerias estratégicas com algumas das mais conceituadas empresas mundiais de software, como a Microsoft, a Google e a IBM. Presente em Portugal, na Polónia, no Reino Unido, na Alemanha, em Angola, em Moçambique e no Quénia, a empresa implementou no último ano mais de 200 projetos em geografias tão diversas como Inglaterra, França, Luxemburgo, Espanha, Itália, Rússia, Islândia, Alemanha, Dinamarca, Timor-Leste, Quénia e África do Sul. Em 2016, os mercados internacionais representaram 35% dos 12,5 milhões de volume de negócios que a empresa registou. Até 2020, a ITSector quer aumentar 60% a faturação, atingindo os 20 milhões de euros.