Caves de vinho do Porto da Cockburn’s
Uma visita apaixonante

As caves de vinho do Porto da Cockburn’s são as mais extensas na zona histórica de Vila Nova de Gaia. Desde a sua fundação em 1815, a Cockburn’s ocupou diversos locais no casco antigo da cidade. A partir de 1920, concentrou todo o seu stock de vinho do Porto num só local, denominado Coradas, onde ergueu novos edifícios e adaptou secções de armazéns que datavam do século XIX.

Por Mário Sul de Andrade

 

As robustas paredes de granito dos armazéns das Coradas da Cockburn’s contêm 6.518 pipas de vinho do Porto em envelhecimento, para além do equivalente a mais de 10.056 pipas em tonéis e balseiros. Este significativo e valioso stock configura a base para a criação dos renomados vinhos do Porto Cockburn’s, incluindo o famoso special reserve.

 

Centro de visitas das caves Cockburn’s

A família Symington, produtora de vinho do Porto já na quinta geração, adquiriu as quintas, os armazéns e os stocks de vinhos da Cockburn’s em 2006 e a marca em 2010. Dois anos depois, a família abriu as caves das Coradas a visitas. Em virtude do crescente número de visitantes, os Symington decidiram criar um centro de visitas mais completo, de modo a proporcionar uma experiência que refletisse a autenticidade das caves de vinho do Porto. Após extensos trabalhos de requalificação, a Cockburn’s reabriu ao público em julho passado

Secções dos vários edifícios que constituem as caves foram adaptadas para receber visitas, mas sem alterar o carácter ou condicionar a função primordial dos edifícios. Por outras palavras, as caves continuam acima de tudo a desempenhar a sua primeira função de envelhecimento de vinho do Porto.

 

Pátio

Os visitantes entram por um pátio com lajedo de pedra. Com tempo soalheiro, é possível apreciar um cálice de Porto sentado numas mesas de granito na sombra de uma pérgula.

 

Receção

Aqui acede-se por uma espaçosa receção onde estão expostas aguarelas e desenhos originais do século XIX, da autoria do Barão de Forrester. Um destes trabalhos retrata um dos mais perigosos locais do Douro, o Cachão da Valeira, onde o próprio barão se afogou ao virar-se o barco rabelo no qual seguia.

 

Museu

A visita guiada inicia-se num museu que apresenta a fascinante história bissecular da Cockburn’s. Documentos originais revelam as histórias das famílias que construíram a casa; as vinhas que plantaram no Douro e a produção dos vinhos do Porto lendários que deram fama mundial à Cockburn’s. Livros de registo de vinhos, cadernos de enólogos de várias épocas e cartas que datam da fundação da casa estão expostos. Uma escultura em cerâmica com mais de 100 anos de um carro de bois a transportar vinho do Porto, da autoria do mestre Teixeira Lopes, remete para tempos remotos e tem lugar de destaque. O museu apresenta também o trabalho pioneiro de pesquisa das castas durienses levado a cabo por uma das figuras lendárias da Cockburn’s (e do vinho do Porto), John Henry Smithes. Uma carta original datada de dezembro de 1817, escrita pelo fundador, Robert Cockburn, também faz parte do espólio exposto. Nesta escreveu aquele que se tornaria o princípio basilar da casa: «A qualidade do vinho, essa é a questão determinante.»

 

Armazéns de envelhecimento

A visita prossegue através dos locais de trabalho das caves onde milhares de pipas de carvalho, tonéis e balseiros contêm os valiosos stocks de vinhos do Porto da Cockburn’s em estágio. Um breve vídeo explica a importância do envelhecimento em madeira velha («avinhada») e o papel central desempenhado pelos tanoeiros. Os visitantes passam pela maior nave de qualquer armazém de vinho do Porto, preenchida com a visão impressionante de milhares de pipas, dispostas em quatro camadas. Para além dos grandes balseiros onde vinhos como o special reserve são estagiados, balseiros de menor porte com formas pouco usuais também podem ser vistos. Estes são parte do método único de envelhecimento usado pela Cockburn’s para conferir ao seu special reserve a identidade muito própria que o tornou tão famoso.

 

Tanoaria

A Cockburn’s é a última casa de vinho do Porto que mantém uma tanoaria totalmente equipada e operacional em Vila Nova de Gaia, com uma equipa de sete tanoeiros. Um ponto alto da visita à Cockburn’s é a possibilidade de os visitantes poderem ver os tanoeiros na sua lida diária a desmantelar, aduela a aduela, as pipas para proceder à sua manutenção, proporcionado um cenário que pouco mudou ao longo dos séculos. Ao lado da tanoaria, encontra-se preservada uma máquina a vapor produzida em 1921 pela empresa Robey de Lincoln (Inglaterra), que foi usada até finais do século XX para gerar o vapor com que se aquecia a madeira empregue no fabrico de pipas.

 

Garrafeira de Porto vintage

Na escura garrafeira subterrânea de vinho do Porto vintage, o visitante viajará através do legado vínico da Cockburn’s, podendo ver garrafas de Porto vintage produzidos em três séculos, como os lendários 1868 e 1896, o excecional 1908 e o aclamado 2011.

 

Sala de provas

A sala de provas é uma extensão dos armazéns, isolada destes apenas por um separador em madeira com janelas envidraçadas. Esta solução confere à sala de provas um ambiente único sob a cobertura assente em impressionantes vigas e asnas. A sala dispõe de 80 lugares sentados, e os visitantes podem escolher para prova uma extensa seleção dos vinhos do Porto da Cockburn’s. Guias profissionais estão disponíveis para dar apoio e responder a qualquer questão.

 

Sala John Smithes

A exclusiva Sala John Smithes encontra-se separada da sala de provas por uma escadaria que lhe dá acesso e tem o nome de uma das mais influentes e carismáticas figuras da Cockburn’s. Com apenas seis mesas e 36 lugares sentados, esta sala privada é onde os visitantes podem optar por provas premium que passam pelos vinhos do Porto vintage raros e pelos vinhos do Porto velhos, envelhecidos em madeira. Retratos de John Smithes nas vinhas do Douro estão expostos nas paredes, ao lado de testemunhos do seu trabalho, que refletem o enorme contributo que fez para o estudo das castas do Douro.

 

Loja

Na conclusão da visita, há a oportunidade de adquirir os vinhos do Porto da gama Cockburn’s, bem como vinhos do Porto das marcas associadas da família Symington. Os vinhos DOC Douro, tintos e brancos, da família também se encontram disponíveis, ao lado de livros de vinhos, acessórios, chocolates com vinho do Porto e conjuntos de oferta.

 

Notas

As caves da Cockburn’s têm acesso por carro (estacionamento disponível no local), por autocarro ou a pé. Pré-reserva aqui.

Acesso a pé: Rua Serpa Pinto, 346, Vila Nova de Gaia.

Acesso de carro: Rua Leonor de Freitas, 225, Vila Nova de Gaia.

Contactos: +351 913 007 950; e-mail (cockburnslodge@cockburns.com).

Horários: de um de novembro a 31 de março (todos os dias, das 09H30 às 17h30; última entrada às 17H00); de um de abril a 31 de outubro (todos os dias, das 09H30 às 18H00; última entrada às 17H30).

As caves estão fechadas no dia 25 de dezembro, no dia um de janeiro e durante dois dias no mês de fevereiro para formação do pessoal.

 

Foto de João Margalha.