Coaching solidário com refugiados

Iniciado em 2016, na Grécia e no Canadá, o «Coach Activism» é um projeto internacional de coaching pro bono que apoia os técnicos e voluntários que trabalham diretamente com refugiados. O projeto inclui formação específica em temas como cultura, ética e limites deontológicos, assim como distinções entre práticas e supervisão.

Em 2017, 10 coaches membros do ICF Portugal abraçaram o projeto e terminaram a sua formação. Em breve, vão iniciar o trabalho no nosso território, no âmbito da parceria estabelecida com o Alto Comissariado para as Migrações.

Cristina Tomé, membro responsável pela avaliação do projeto em Portugal, realça a importância deste projeto, «não só pelo facto de estar virado para o cuidador, que na maior parte das vezes não é considerado um fator crítico, mas também por contribuir para que a relação com os refugiados seja ganhadora para ambas as partes».

 

O que é o coaching?

O coaching é um processo que se estabelece entre duas pessoas com o propósito de atingir as metas que uma delas define (o coachee), numa parceria baseada na confidencialidade, na honestidade e na responsabilidade

Esta abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional dá a oportunidade ao coachee (cliente) de potenciar as suas capacidades, ajudando-o a encontrar em si todas as respostas e a introduzir melhorias na sua vida.

Adquirir e reforçar confiança, superar bloqueios, medos e crenças, melhorar a comunicação e a assertividade, definir objetivos e desenvolver a autoconsciência são algumas das finalidades de um processo de coaching.

 

O ICF

A International Coach Federation (ICF) é a maior federação internacional de coaching do mundo. Está presente em 135 países e conta com cerca de 30 mil coaches com formação acreditada, que promovem a excelência do coaching. Os coaches que estão associados à ICF (credenciados) têm uma experiência sólida, a qual é regularmente validada.

O chapter de Portugal (ICF Portugal) conta com 116 membros ativos.