Edenred desenvolve sistema de pagamento da IATA

A Edenred atingiu um marco importante no desenvolvimento das suas soluções transacionais para o segmento corporativo ao colaborar com uma das maiores associações comerciais do mundo. Vencedora de um concurso público internacional, foi selecionada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) como um dos parceiros para desenvolver e gerir a nova geração de pagamentos eletrónicos «Easypay», da IATA, a serem adotados por operadores de viagem, no âmbito da emissão de títulos de transporte aéreo, com início previsto a partir deste ano.

Após o lançamento da sua oferta de soluções transacionais para o segmento corporativo em março de 2017, a Edenred anunciou, no passado dia 20 de julho, a assinatura de um relevante contrato com a IATA, fazendo desse modo, parte da nova geração de Sistemas de Pagamento e Liquidação de Valores («NewGen ISS») da associação, que integram a evolução do «Billing and Settlement Plan (BSP)» – o sistema de faturação eletrónica mundialmente mais utilizado para o processamento de vendas de títulos de transporte aéreo entre os operadores e as companhias aéreas – prevista pela associação.

A operar desde 1971, este sistema facilita e simplifica os procedimentos de transação e reporting dos operadores de venda acreditados da IATA e otimiza o controlo financeiro e o cash flow das mais de cerca de 400 companhias aéreas da IATA. Através desta nova geração de sistemas de pagamento e liquidação («NewGen ISS»), o sistema «BSP» irá trazer ganhos para as companhias aéreas e para os operadores de viagens, uma vez que otimiza a gestão de cash flow, fortalece a proteção de fundos e simplifica processos com novos métodos de pagamento e a disponibilização de um conjunto de modelos de acreditação.

No contexto deste processo de modernização, a IATA está a introduzir o «EasyPay» IATA, um novo sistema de pagamento eletrónico para operadores de viagens, que será gerido, em exclusivo, pela Edenred em mais de 70 países, progressivamente, ao longo de três anos, servindo mais de 10.000 operadores que, em conjunto, representam aproximadamente 40% das transações globais a serem processadas pelo «EasyPay» IATA (nota: a gestão das transações remanescentes ficará a cargo de outra empresa).

O «EasyPay» IATA irá permitir aos operadores de viagens acreditados pela IATA configurar e carregar uma eWallet (carteira virtual) pré-paga, que poderá ser utilizada para pagar bilhetes de avião através do novo sistema de pagamento eletrónico para operadores de viagens. Os fundos são garantidos no momento da emissão dos bilhetes no sistema de reservas («GDS – Global Distribution System») e posteriormente liquidados pela Edenred da eWallet do operador de viagem para o sistema «BSP» da IATA.

 

Um marco importante no plano estratégico da Edenred

O «EasyPAY» IATA será implementado pela Edenred Corporate Payment, uma nova unidade de negócio do grupo responsável por soluções transacionais para o segmento corporativo. A Edenred irá alavancar esta implementação no know-how e na tecnologia desenvolvidos pela sua subsidiária de soluções pré-pagas, que resulta de uma joint-venture com a MasterCard.

O contrato é um forte contributo para o plano estratégico da Edenred, no qual um dos objetivos é tornar as transações corporativas num pilar adicional para o crescimento, a par de os pilares assentes nos benefícios sociais para colaboradores, nas soluções complementares e nas soluções de frota e mobilidade.

Bertrand Dumazy, chairman e chief executive officer (CEO) da Edenred, assinalou: «Os sistemas de pagamentos privados oferecem novas possibilidades de gestão dos ecossistemas transacionais. O nosso conhecimento exclusivo no processamento de fluxos, o nosso reconhecido know-how na gestão de redes e a nossa sólida compreensão de requisitos legais e impactos a nível internacional são as principais razões que justificam a escolha da Edenred pela IATA, uma das maiores associações comerciais do mundo.»

Por sua vez, Aleks Popovich, Senior vice-president para financial and distribution services da IATA, referiu: «Estamos muito satisfeitos por podermos associar-nos à Edenred para implementar o ‘EasyPay’ IATA em mais de 70 países. O ‘EasyPay’ IATA irá constituir uma solução simples e segura de pagamento à medida da utilização do serviço (pay-as-you-go) que irá proporcionar aos operadores de viagem mais opções e flexibilidade.»