A Sonae reforçou nos últimos meses as suas equipas com novos colaboradores, os quais cumpriram uma nova etapa da sua integração na empresa ao participarem num onboarding day, iniciativa que pretende reforçar o conhecimento da Sonae e da sua estratégia, estimular o networking interno e aprofundar a cultura e os valores do grupo.
A iniciativa permitiu aos novos colaboradores colocarem em prática os valores da Sonae através da participação em ações de responsabilidade corporativa no âmbito do «Programa Sonae Activshare», nomeadamente na limpeza de quatro praias na foz do Rio Douro e na recuperação do jardim e de algumas áreas comuns do Centro Infantil de Valbom da Cruz Vermelha Portuguesa.
Catarina Oliveira Fernandes, diretora de comunicação, marca e responsabilidade corporativa da Sonae, referiu a propósito: «A responsabilidade corporativa é um dos pilares da nossa cultura, pelo que é muito importante que os novos colaboradores tenham bem presente esta realidade desde o momento em que entram na Sonae. A nossa missão de criar valor económico e social e levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas traduz-se em todas as nossas áreas de atuação, sendo a de responsabilidade corporativa uma das formas de concretização. Para os novos colaboradores é essencial que absorvam esta nossa cultura, sendo o onboarding day uma oportunidade de assinalar esta maneira diferente de fazer as coisas, fomentando a partilha, o conhecimento e o networking entre colaboradores e equipas. Para além disso, é-lhes dada a oportunidade de ficarem a conhecer em primeira mão o programa de voluntariado interno ‘Sonae Activshare’.»
Durante a ação de limpeza de praias na foz do Rio Douro foram recolhidos cerca de 50 sacos de lixo e resíduos, nomeadamente garrafas e plásticos, redes e artigos de pescas, além de variados resíduos sólidos. Esta ação, realizada em plena época balnear teve como principais objetivos a sensibilização ambiental e a consciencialização para a importância das ações dos colaboradores na manutenção da sustentabilidade e na preservação do património natural.
Na ação realizada no Centro Infantil de Valbom da Cruz Vermelha Portuguesa foi realizada a limpeza do jardim e a pintura de três dos espaços comuns da instituição, o que permitirá às crianças usufruírem do espaço para as suas brincadeiras no dia-a-dia.
«Este tipo de ações contribui não só para o nosso apoio à comunidade mas também para alertar para as questões da sensibilização ambiental, ao mesmo tempo que permite que os voluntários troquem experiências entre si e fortaleçam o seu código de valores», conclui Catarina Oliveira Fernandes.