Quinta das Carvalhas
Descobrir o vinho e a natureza

Junto ao Pinhão, sobranceira ao Rio Douro e com uma perspetiva de 360 graus, fica a joia da coroa da Real Companhia Velha: a Quinta das Carvalhas, onde o enoturismo toca a excelência.

Por Francisca Rodrigues

 

Com uma vasta oferta no que toca ao enoturismo, a Quinta das Carvalhas – situada na margem esquerda do Rio Douro, em frente ao Pinhão, é uma das propriedades da bicentenária Real Companhia Velha, sendo considerada a sua joia da coroa – dispõe agora de uma renovada loja de vinhos, onde as provas passam a ganhar outro esplendor, para além de que podem fazer-se acompanhar de petiscos. A juntar, um espaço de provas ao ar livre, localizado numa antiga ruína, instalada em plena vinha de montanha e debruçada sobre o Rio Douro.

Propriedade imensa, dona de uma beleza singular, estende-se colina acima, até ao topo – a 550 metros de altitude, onde se encontra a Casa Redonda, casa de hóspedes com uma vista infinita, uma panorâmica de 360 graus e, por conseguinte, o ponto alto a partir do qual se pode contemplar os vinhedos da mais antiga região demarcada do mundo. Seguindo pela encosta superior da margem direita do Rio Torto, a Quinta das Carvalhas está de portas abertas para quem a queira descobrir, ou redescobrir. São 500 hectares de um património ímpar.

Visitar a Quinta das Carvalhas é entrar Douro adentro, um Douro dedicado aos trabalhos da vinha (poda, escava ou vindima), à reconstrução dos tradicionais muros de xisto e à apanha da azeitona. É contemplar vinhas com mais de 80 anos, encostas com declives inimagináveis, chegando a atingir 70 graus. É admirar os rios Douro e Torto, e a cumplicidade entre a fauna e a flora. É ir para além da vinha, pois há a mata mediterrânica, a floresta, o olival e os jardins construídos com pedras de granito e esteiros de xisto, onde foram plantadas inúmeras espécies de flores, plantas e ervas aromáticas. É ver a mais antiga região demarcada com outros olhos, (re)descobri-la através das palavras de Álvaro Martinho, o agrónomo responsável pela viticultura da Quinta das Carvalhas e um duriense de corpo e alma, exímio conhecedor do terroir do Douro e dos seus vinhedos, que mostra quão inspirador é este lugar por meio de uma inusitada analogia ente as vinhas, as castas e as pessoas. É desfrutar de espaço repleto de memórias, como a Ruína, uma casa secular emparcelada posteriormente à Quinta das Carvalhas e recuperada há cerca de dois anos, com um jardim e uma cascata no interior cuja água percorre o traçado esculpido no piso de xisto a lembrar o rio Douro, que passa calmamente lá em baixo, à beira do declive crivado de socalcos e vinhas velhas.

 

Enoturismo na Quinta das Carvalhas

»»» Loja e prova de vinhos – A grande maioria dos vinhos do Douro e do Porto da Real Companhia Velha podem ser adquiridos na loja de vinhos da Quinta das Carvalhas, onde também podem ser provados numa reservada sala de provas.

»»» caminhadas – Sob o mote «Caminhar pelo Douro, um prazer inesquecível!», a Real Companhia Velha convida para um momento de lazer em harmonia com a natureza na Quinta das Carvalhas, onde há vários percursos a pé, sendo estes definidos em função de cada grupo, dependendo da idade, da vontade de caminhar e até do ânimo. Concluído o percurso, é feito um brinde com um cálice de vinho do Porto.

»»» Royal bus sightseeing tour – A bordo de um minibus descapotável, com partida do Pinhão, pode-se conhecer os cantos e os recantos da Quinta das Carvalhas até chegar à Casa Redonda. Daí contempla-se um vale do Douro vinhateiro a perder de vista. Já no fim, no interior da loja, espera os visitantes um copo de vinho do Porto Quinta das Carvalhas Reserva Tawny & Ruby.

»»» Vintage tour – Uma viagem no tempo e nas palavras de Álvaro Martinho, por um Douro mais agarrado à terra, explicado desde a raiz à extremidade da videira, com as castas como protagonistas. À prova estão os vinhos dos topos de gama Carvalhas (Branco, Tinta Francisca, Touriga Nacional e Vinhas Velhas Tinto), acompanhada de uma tábua de queijos e enchidos. Para finalizar, há um cálice de vinho do Porto.

»»» Vineyard guided tour – A história do vinho é contada em plena natureza, em comunhão com a vinha, a mata e os jardins, e com as pessoas que ali trabalham. No final, há uma prova de Carvalhas Branco, Tinto e de vinho do Porto.

»»» A ruin with a view – Um plus da visita vineyard guided tour, ao eleger a Ruína, um espaço com memória de uma antiga quinta, para uma prova de vinhos ao ar livre, acompanhada de queijos e enchidos. Por entre socalcos e vinhas velhas, aprecia-se a paisagem e a ligação umbilical entre a terra e a vinha. Aqui, o convite é para alimentar os sentidos com os topos de gama Carvalhas Branco e Carvalhas Touriga Nacional e um cálice de vinho do Porto.

»»» Harvest experience – Mais do que um dia bem passado no Douro, convite para reunir um grupo de amigos, com o objetivo de celebrar as vindimas no universo da Real Companhia Velha. A jorna começa na emblemática Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, onde à apanha da uva se segue o almoço, e depois a viagem para a inovadora Quinta do Casal da Granja, em Alijó, onde há pisa a pé nos tradicionais lagares de pedra. Não sem antes se visitar a adega. A celebração é feita com vinhos do Douro e do Porto.

 

A Real Companhia Velha

A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal, a passar os 260 anos de existência e de atividade ininterrupta ao serviço do vinho do Porto. Para trás, fica o registo de uma história fabulosa e de um passado glorioso. Quanto ao futuro, permanece a vontade de manter um elevado padrão de qualidade dos vinhos e a confiança numa empresa onde o rigor e a visão de fazer ainda mais história são uma preocupação constante. Com 540 hectares de vinha (Quinta das Carvalhas, Quinta dos Aciprestes, Quinta de Cidrô, Quinta do Síbio e Quinta do Casal da Granja), a Real Companhia Velha é há muito um símbolo do melhor que se faz em Portugal. Cerca de 65% da produção desta casa histórica é para exportação.