Trabalho temporário: simulador de vencimento on-line

É o primeiro simulador de vencimento on-line para trabalho temporário a nível nacional e foi lançado pela Adecco. A nova ferramenta, disponível diretamente a partir do site da empresa de recursos humanos, permite a candidatos e profissionais conhecer o valor do salário líquido que irão receber no final de cada mês de trabalho, bem como quanto descontam para o IRS e os valores da sobretaxa e da contribuição para a Segurança Social. Acrescenta ainda informação sobre outros créditos laborais a que os colaboradores têm direito, seja na finalização do contrato, seja quanto a subsídios de férias e de Natal.

De uma forma simples, rápida e transparente é possível aceder às condições salariais de um contratado em regime de trabalho temporário. Para chegar ao valor líquido é apenas necessário preencher alguns campos e inserir informações na plataforma, como os valores do salário bruto e do subsídio de alimentação diário, condição de recebimento de subsídio de férias e de Natal, região onde se encontra e outros aspetos.

O simulador revela-se assim uma ajuda essencial para quem se encontra a desenvolver uma função neste regime, apresentando-se como um auxílio na verificação das condições de trabalho, aquando de uma contratação.

Carla Rebelo, diretora geral da Adecco Portugal, assinalou:

«O desenvolvimento deste tipo de ferramentas tem o objetivo de ajudar todos os que se encontram a trabalhar neste regime a perceber se as contrapartidas salariais que lhes estão a ser oferecidas no emprego são efetivamente as corretas, contribuindo assim para um maior esclarecimento e uma maior confiança. Nomeadamente, numa situação de primeiro emprego, existe alguma incerteza relativamente às condições salariais e aos descontos necessários. Esta ferramenta desmistifica todas essas questões.»

A partir desta nova plataforma, a Adecco disponibiliza de uma forma prática e eficaz, inclusivamente através da utilização de um telemóvel, uma ferramenta que pretende focar-se em esclarecer as condições praticadas ao nível do trabalho temporário e a colocar a descoberto as condições inerentes ao pagamento líquido mensal que deverá ser processado a favor do colaborador, tendo em conta uma determinada janela de ordenado bruto.

O simulador de vencimento on-line para trabalho temporário promete portanto ser uma mais-valia efetiva para os seus utilizadores. Está acessível aqui.