ATEC integra consórcio internacional em Moçambique

O consórcio constituído pela ATEC – Academia de Formação e duas empresas alemãs, a CES Consulting Engineers Salzgitter GmbH e o ICON-INSTITUTE Consulting Gruppe, foi escolhido pelo KfW – Entwicklungsbank para executar um projeto de consultoria que tem como destinatário o Ministério da Educação de Moçambique. O KfW é um banco público alemão focado no investimento em países em desenvolvimento

O projeto, designado por «Apoio à Educação e Formação Técnica e Profissional», tem como objetivo a prestação de serviços de consultoria ao nível da melhoria da arquitetura e do layout de três escolas técnicas, da aquisição de equipamentos, da consultoria na gestão das próprias escolas e da preparação dos formadores. O projeto começou no dia um de março passado e irá prolongar-se até 2021, com a ATEC a disponibilizar diversos especialistas para a sua execução, designadamente ao nível de seleção de equipamentos e ferramentas para a formação técnica e também de formação de formadores e outros técnicos das escolas que serão intervencionadas.

Assinale-se que a ATEC é uma associação sem fins lucrativos promovida pela Volkswagen Autoeuropa, a Siemens, a Bosch e a Câmara de Comércio e Industria Luso-Alemã. O seu plano de atividades assenta em três áreas: qualificação profissional de jovens e de adultos desempregados à procura de novo emprego, formação contínua de ativos e consultoria.