Colaboradores são os embaixadores da Coca-Cola 

Todos os colaboradores da Coca-Cola European Partners (CCEP) são seus embaixadores. É esta a premissa de partida de uma das mais importantes ferramentas de gestão das pessoas na CCEP, o «Programa Embaixador». Ricardo Mergulhão, responsável dos recursos humanos da CCEP em Portugal, explicou na última edição da «Expo’RH» (Estoril, 29 e 30 de março) em que consiste este programa.

«Uma pessoa que tem orgulho em pertencer ao Sistema Coca-Cola personifica os valores da empresa e, com autenticidade, partilha as suas melhores práticas com a família, os amigos e a comunidade em que está inserida», assinalou. Com efeito, os trabalhadores comprometidos e entusiasmados com a sua função e com a empresa estão mais motivados para alcançar objetivos e gerar valor para a organização. Os embaixadores da CCEP partilham os pilares estratégicos, vivem as marcas, personificam os valores corporativos, têm orgulho em pertencer ao sistema e defendem a reputação da empresa.

Internamente, a empresa tem valorizado a componente humana inerente ao processo de integração, promovendo ações de suporte aos líderes da organização, constituindo equipas técnicas multidisciplinares e potenciando a gestão do talento. O «Programa de Mobilidade Interna» e a celebração do tempo da carreira são alguns dos exemplos de outras medidas implementadas para reter e aumentar a relação com as pessoas, promovendo o seu engagement com a Organização.

A CCEP é uma empresa com posição de destaque na Europa no sector do grande consumo. Produz, distribui e comercializa uma ampla gama de bebidas não alcoólicas e é o maior engarrafador independente de Coca-Cola no mundo em termos de faturação. Presta serviços a uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental, incluindo Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia. Está cotada nas bolsas da Euronext Ámsterdam, Nova Iorque, Euronext Londres e nas bolsas espanholas com o ticker «CCE».

Espanha, Portugal e Andorra converteram-se na divisão ibérica do novo engarrafador, com uma equipa de mais de 4.400 colaboradores, cerca de 400.000 clientes e um total de 141 milhões de consumidores, dos quais cerca de 84 milhões são turistas.

A divisão ibérica da CCEP comercializa 18 marcas com 87 produtos e 280 referências. Conta com oito fábricas de bebidas e cinco nascentes de água mineral natural.