A Mercedes-AMG celebra o seu quinquagésimo aniversário em 2017. Um marco assinalável, com a Mercedes-Benz Portugal a participar na festa com um lançamento especial.
Por Mário Sul de Andrade
Trata-se de uma edição especial de aniversário que implica a comercialização de 50 unidades do modelo mais desportivo da Gama C – o Classe C Coupé – com oferta da linha interior e exterior da AMG, bem como com oferta da caixa automática. Este pacote de equipamento que garante um carácter ainda mais desportivo ao Classe C totaliza um benefício total de cerca de 5.000 euros e está disponível para as motorizações C 220 d e 250 d.
Marcos históricos da Mercedes-AMG
Durante 50 anos, a empresa fundada por Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher realizou os sonhos dos fãs de veículos desportivos e de elevadas prestações. A dupla estabeleceu as primeiras instalações numa antiga fábrica em 1967 como «gabinete de engenharia, design e centro de testes para o desenvolvimento de motores de competição». Em 1971, o AMG 300 SEL 6.8 de «Aufrecht e Melcher, Großaspach» – numa sigla, AMG – venceu inesperadamente a sua classe e arrebatou o segundo lugar na geral da prova de 24 horas no circuito de Spa-Francorchamps. Outro marco histórico foi a nova cabeça do motor com uma inovadora tecnologia de válvulas desenvolvida por Melcher.
Datas importantes
– Fundada em Burgstall (Alemanha), em 1967, por Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher. As siglas AMG significam Aufrecht, Melcher e Großaspach – o local de nascimento de Aufrecht.
– Em 1971 a AMG ganhou fama com o vermelho AMG 300 SEL 6.8 ao vencer a sua classe na prova de 24 horas de Spa Francorchamps e terminando em segundo lugar da geral.
– A fábrica em Affalterbach foi fundada em 1976.
– Em 1984 Melcher desenvolveu totalmente e de forma independente uma cabeça de motor com tecnologia de quatro válvulas, que foi utilizada no motor V8 de 5.0 litros no Mercedes-Benz 500 SEC.
– Desde 1986, a nova cabeça do motor foi utilizada não só na versão AMG do Classe S mas também e principalmente no saloon, enquanto a partir de 1987 foi também utilizada no coupé do modelo de tamanho médio W124. Com uma potência de 265 kW (360 CV), o modelo foi batizado como «The Hammer» pela imprensa especializada nos Estados Unidos.
– A partir de 1988, além da construção dos modelos de competição Mercedes-Benz 190 E, a AMG também foi a responsável pela implementação do modelo no German Touring Car Championship (DTM).
– A colaboração com a Mercedes-Benz teve início em 1990. Em 1991, a AMG embarcou no desenvolvimento e na produção das versões desportivas dos veículos Mercedes-Benz.
– O C 36 AMG, lançado em 1993, foi o primeiro veículo no mercado resultante do acordo de colaboração com a Daimler-Benz. Com vendas de 5.000 unidades até 1997, tornou-se o primeiro modelo mais vendido.
– Com o C 36 AMG, em 1996 a AMG forneceu o primeiro safety car oficial da Fórmula 1.
– Com efeito a partir de 1999, a Mercedes-AMG era detida a 51% pela DaimlerChrysler.
– Em 2005, a Mercedes-AMG foi adquirida na totalidade pela Daimler AG.