Está aí o H2.City Gold

O novo autocarro Caetano a hidrogénio

Com uma autonomia de 400 quilómetros e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado europeu no próximo ano.

Texto: Redação Human

 

Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos. A CaetanoBus torna-se na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, assinala: «A nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida.»

O H2.City Gold tem uma autonomia para 400 quilómetros com um só carregamento, e esta caraterística contribui para uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.

O presidente e chief excutive officer (CEO) da Toyota Motor Europe, Johan van Zyl, refere por sua vez: «Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio. Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio.»

O H2.City Gold é um veículo amigo do ambiente. Está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.

Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de nove minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O veículo tem uma pilha de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor elétrico com uma potência de 180kW. Destaca-se ainda pela sua modularidade, pelo conforto, pela segurança e pela usabilidade. Disponível com 10,7 metros ou 12 metros, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.

O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.

Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva deste o início ao utilizador. As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação.

Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020. Este é mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

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