Roadshow tecnológico «Dream I.T.», da Altran

A Altran Portugal, inserida num grupo global de serviços de engenharia e investigação e desenvolvimento (I&D), está a promover com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI) o roadshow tecnológico «Dream I.T.», de norte a sul do país, por universidades, institutos politécnicos e escolas secundárias. O objetivo é sensibilizar e incentivar os alunos portugueses para apostarem numa carreira profissional na área das tecnologias de informação (TI).

A primeira sessão decorreu no Instituto Politécnico da Guarda, junto de alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais de cibersegurança e desenvolvimento de aplicações. Para além de um workshop de programação robótica, os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer alguns dos projetos mais inovadores desenvolvidos pela equipa de I&D da Altran Portugal.

Até ao final do ano, o roadshow «Dream I.T.» irá organizar diversas atividades e sessões de workshops pelas escolas de norte a sul do país.

Célia Reis, chief executive officer (CEO) da Altran Portugal, refere: «O roadshow pretende motivar os estudantes portugueses a não desistirem dos estudos e a desenvolverem competências no sector das TIC, sobretudo em programação e robótica, áreas com forte procura no mercado. Por isso, queremos destacar a mais-valia das instituições de ensino superior e politécnico nacionais, e o esforço conjunto no sentido de aproximar os programas formativos da realidade da vida profissional e das necessidades do mercado de trabalho nas várias regiões do país. Esperamos ainda contribuir para acelerar a produção de competências digitais, em linha com o potencial crescente do nosso país neste sector. Por fim, queremos reforçar que a Altran apoia a reconversão de jovens que pretendem investir nestas áreas através de programas específicos de formação, permitindo a sua integração rápida em contexto de projeto.»

De assinalar que os sectores de inovação e tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm apresentado, nos últimos anos, um crescimento acentuado, e nestas áreas há já um défice entre a procura e a oferta. A União Europeia prevê 15 mil vagas por preencher no sector das TIC em Portugal, até 2020, e 900 mil na Europa. O abandono escolar, no entanto, tem vindo a aumentar, com cerca de 14% dos jovens a deixarem prematuramente de estudar.

Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinala: «Nos últimos anos temos assistido a um aumento do abandono escolar e a uma diminuição no ingresso dos jovens ao ensino superior, com dois terços dos estudantes a não prosseguirem os estudos além do décimo segundo ano. A partir deste cenário, torna-se essencial motivarmos os jovens para prosseguirem com a educação e posterior qualificação profissional. Por outro lado, todos os dias aumentam o número de vagas nas áreas das tecnologias, e empresas como a Altran procuram, cada vez mais, profissionais com competências digitais. Este tipo de campanhas são fundamentais para capacitar os jovens, nas várias faixas etárias, a ampliar a literacia nesta área.»

Scroll to Top