Situado em pleno centro histórico do Porto, o Restaurante Gruta apresenta um menu especial para comemorar a noite mais romântica do ano. Cupuaçu, banana da terra ou cumaru são alguns dos ingredientes brasileiros que compõem a oferta criativa, desenhada pela chef Caroline Giandalia, servida num ambiente intimista, personalizado e acolhedor.
Texto: Redação «human» Imagens: DR
Trabalhar produtos sazonais, capazes de cruzar técnicas, referências e sabores de Portugal e do Brasil, com um toque contemporâneo e original, é a matriz do Restaurante Gruta, localizado no número 477 da Rua de Santa Catarina, no Porto, e que se assume como um espaço onde a delicadeza, a subtileza e a criatividade são protagonistas.
Na cozinha liderada pela chef Caroline Giandalia impera a ousadia, a combinação inusitada de ingredientes e a inspiração brasileira nas propostas gastronómicas, sendo harmonizadas com uma carta de vinhos, cujas referências selecionadas vão dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada, Dão, Açores, espumantes e vinhos do Porto.
Na noite de 14 de fevereiro, o menu é especial. Ao longo de sete momentos são exploradas diferentes texturas, aromas e apresentações. As boas-vindas fazem-se com os snacks compostos por polvilho e carabineiro e ostra com pimenta fermentada, combinações que abrem o paladar e o apetite para uma experiência onde o peixe, o marisco e os frutos do mar são estrelas.
Seguem-se as entradas recheadas com opções como a focaccia feita na casa, acompanhada por manteiga de algas fermentada e azeite da Herdade do Esporão, a vieira com cupuaçu, cebolinho e salicórnia ou a gamba da costa com banana da terra e moqueca.
O prato principal chega à mesa à boleia de uma corvina selvagem, acompanhada por canjiquinha, jus de peixe e milho na brasa, uma opção reconfortante e surpreendente. Para finalizar a refeição com a dose certa de gula, a sobremesa apresenta-se com um sagu – um doce original do Rio Grande do Sul feito à base de bolas de fécula de mandioca cozidas – vinho do Porto, pêra e cumaru – planta conhecida por ser a baunilha brasileira.
O jantar de São Valentim do Restaurante Gruta tem o valor de 65 euros por pessoa, sem bebidas incluídas. Os lugares são limitados e as reservas fazem-se através de e-mail (book@grutaporto.com) ou por telephone (+351 911 017 007).
Com 40 lugares disponíveis, distribuídos pela sala principal e por um terraço climatizado, o restaurante aposta num serviço cuidado e despretensioso, onde a personalização, a exclusividade e a curadoria são prioridades da equipa composta por 15 mulheres.
O restaurante está aberto de segunda a domingo, das 18 às 23 horas.



