Ser bom colega vale tempo livre

A Bayer lançou o programa «Admire», que permite aos colaboradores expressarem apreciação pública pelos colegas. Este reconhecimento pode ser feito entre pares e de forma interdepartamental, e os contributos mais relevantes são recompensados com um benefício valorizado por todos: tempo livre.

O programa funciona através de uma aplicação no telemóvel e na intranet da empresa, o que torna o processo intuitivo e simples. O «Admire» possui três níveis de reconhecimento, com o objetivo de inspirar e motivar os colaboradores e reforçar os valores da empresa (LIFE – Liderança; Integridade; Flexibilidade; Eficiência).

O primeiro nível é o Thank You, que reconhece a boa colaboração entre colegas e dá direito a um anúncio público na intranet. O Appreciate é o segundo nível e aplica-se principalmente aos exemplos de colaboração que produziram efeitos positivos e duradouros. Neste caso, há um maior destaque no anúncio público feito na intranet e o reconhecimento traduz-se numa recompensa de meio-dia de dispensa.

Por fim, o Admire, o terceiro e mais elevado nível, destaca situações de colaboração que produziram impactos muito significativos e permanentes na organização. Este reconhecimento requer aprovação de um manager e garante ao distinguido uma notícia destacada na intranet e um dia completo de dispensa. O colaborador recebe ainda um certificado em formato digital com a indicação do que motivou a atribuição do prémio.

Maria João Deus Lourenço, diretora de recursos humanos da Bayer em Portugal, explica: «Este programa pretende inspirar as pessoas, fazê-las sentirem-se orgulhosas da empresa onde estão e dos colegas que têm, e reforça a cultura e os valores da Bayer. Acreditamos que práticas como esta demonstram aos colaboradores o valor do seu trabalho para os colegas, para a empresa, para os clientes e para a sociedade. Por exemplo, durante este ano 61% das apreciações foram multidisciplinares/ interdepartamentais, o que significa que estas práticas solidificam também os departamentos entre si, e a empresa como um todo.»

De assinalar que a Bayer foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, na edição de 2021 do Great Place To Work.

.

A empresa

A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, em saúde e nutrição. Os seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e focada em gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através de inovação e crescimento. As marcas da Bayer são sinónimo de confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2020, o grupo empregava cerca de 100 mil pessoas e faturou 41,4 mil milhões de euros. O investimento em investigação e desenvolvimento chegou aos 4,9 mil milhões de euros.