Diferença de género na liderança

A eiC Formação vai levar a cabo mais uma edição da iniciativa eiC Formação Talks, já no próximo dia 10 de janeiro, entre as 10 e as 11 horas, em formato on-line. A participação é gratuita, sendo a inscrição obrigatória, nesta que é a décima edição da iniciativa.

Com moderação de Raquel Oliveira, da eiC Formação, esta décima eiC Formação Talks terá como oradoras Filipa Garcia, chief executive officer (CEO) da Garcias SA, e Isabel Neves, advogada, consultora e membro da Comissão Instaladora da Investors Portugal. O tema proposto é «A diferença de Género na Liderança – Mito ou Realidade».

Num documento de divulgação da iniciativa pode ler-se: «Como sempre que falamos de género, também na liderança esta diferenciação se faz valer por um conjunto de características associadas a homens e mulheres. Serão os líderes masculinos mais exigentes e autoritários? Serão as líderes femininas mais sensíveis e motivadoras? É possível a uma mulher ser líder, sem alienar algumas das suas caraterísticas mais essenciais, sem masculinizar a sua liderança? De acordo com um artigo publicado pela ‘Harvard Business Review’ as mulheres chegaram a posições de liderança ‘copiando’, de facto, estilos de liderança masculinos, no entanto, numa segunda geração de líderes femininas os seus estilos adotam cada vez mais atitudes e competências que desenvolveram a partir das suas experiências como mulheres./ Como seria de esperar, são mais as semelhanças entre líderes homens e líderes mulheres do que as suas diferenças, mas estas últimas continuam a ser interessantes de analisar, especialmente o uso do poder e a posição formal na organização enquanto definidor das relações estabelecidas com as equipas.»

Mais informações aqui.