A Springfield, marca de casualwear pertencente ao grupo Tendam, lançou a primeira etapa do projeto #SpringfieldFlorest em Portugal, após o sucesso da primeira edição em Espanha. Enquanto iniciativa R[ECO]NSIDER (ver aqui) – a label desenvolvida pela marca que declara a sua preocupação com o planeta e o compromisso na proteção do meio ambiente –, o objetivo da #SpringfieldFlorest centra-se de forma direta na criação de riqueza florestal em zonas fortemente castigadas pela desflorestação.
Desde o arranque do projeto, já foram plantadas em Espanha 30.000 árvores na região de Burgos e 20.000 árvores na Galiza, ajudando a recuperar não só florestas mas também todo o ecossistema com espécies autóctones. Este ano, a Springfield plantará em duas zonas gravemente afetadas pelos incêndios de 2017: na província espanhola de Pontevedra (outras 20.000 árvores) e na zona de Varandas do Tejo (20.000 árvores), no Município de Gavião, em Portugal.
Alexandre Mendes, diretor de marketing Tendam Portugal, assinalou: «É com orgulho que abraçamos a iniciativa #SpringfieldFlorest em Portugal. Coleção após coleção, a marca caminha firme na direção da sustentabilidade, não apenas na utilização de matérias-primas mais ecológicas como no uso de tecnologias que permitam eliminar processos químicos e poupar recursos. É uma missão pelo planeta, mas também pelo cliente. Por seu lado, o reflorestamento, enquanto um dos métodos mais eficazes para restaurar o equilíbrio ambiental e conservar a biodiversidade, é um passo à frente que há muito queríamos dar. E poder apoiar esta causa localmente numa zona afetada pelo flagelo que são os incêndios florestais é um enorme privilégio.»
Serão mais de 20.000 as árvores autóctones plantadas em Portugal, distribuídas por aproximadamente 25 hectares. O projeto será operacionalizado pela Anefa em parceria com a Câmara Municipal de Gavião, envolvendo na reflorestação voluntários e instituições de ensino da zona afetada, utilizando um sistema manual que permite uma plantação mais localizada.
Aos clientes Springfield é, uma vez mais, dada a oportunidade de se envolverem através da comunidade @springfieldmw no Instagram – por cada hashtag #SpringfieldFlorest partilhado, a marca planta uma árvore. A campanha já se encontra a decorrer em todas as lojas e on-line.
A cadeia Springfield possui 750 pontos de venda em mais de 70 países. Pertence ao Tendam, um destacado grupo europeu a operar no segmento premium mass market, presente em mais de 70 países com cerca de 1.900 lojas das oito marcas: Cortefiel, Pedro del Hierro, Springfield, Women’secret, Hoss Intropia, High Spirits, Slow love e a marca outlet Fifty.
.
Nota: imagem Springfield