Atento às alterações profundas originadas pelos acontecimentos absolutamente desconcertantes causados pelo surto pandémico da primeira metade de 2020, que estabeleceram uma linha de transição clara entre práticas formativas passadas e de futuro, o Grupo CEGOS, representado em Portugal pela CEGOC, lançou o estudo «Decoding the Future of Learning: Post Lockdown».
Composto por 10 perguntas e dirigido sobretudo aos responsáveis de formação e de recursos humanos das principais organizações em Portugal e no resto da Europa, este questionário visa recolher informação que ajude a compreender melhor o momento atual que vivemos e o impacto que ele terá no futuro próximo de todos os profissionais, clientes e prestadores de serviços do sector da formação e desenvolvimento profissional. Pretende-se saber, nomeadamente:
– em que medida as mudanças económico-sociais extremas que caracterizam 2020 impactarão as opções de formação e desenvolvimento das organizações?
– que métodos de aprendizagem formal e informal serão agora mais privilegiados pelos seus responsáveis de formação e desenvolvimento?
– que estratégias da formação serão vistas como mais adequadas após este momento?
– a que necessidades concretas devem os profissionais do sector procurar dar resposta a curto e médio prazo, no contexto desta crise?
Ricardo Martins, diretor geral da CEGOC, contextualiza a iniciativa, referindo: «A CEGOC e o Grupo Internacional CEGOS, do qual a CEGOC faz parte, têm procurado acompanhar de forma atenta e persistente ao longo dos quase 60 anos de existência conjunta a evolução das principais necessidades de formação e desenvolvimento profissional em Portugal e na Europa, por forma a antecipar as principais tendências e oportunidades de melhoria deste sector. Nesta linha de atuação, este questionário vai ajudar-nos a entender, através de dados concretos, os moldes em que surgem as necessidades de reskilling e upskilling que temos testemunhado nos últimos meses, como aprender rapidamente a entregar uma aula online, conduzir um webinar por Zoom ou gerir uma equipa à distância. Sabemos que as ferramentas colaborativas e de aprendizagem on-line foram uma solução absolutamente eficaz e deram-nos uma ajuda preciosa nos tempos mais conturbados da pandemia, mas precisamos agora de continuar a perspetivar o futuro destas e de outras práticas formativas.»
O questionário do estudo está disponível aqui. Os interessados poderão responder até ao dia 3 de julho de 2020.
Os resultados obtidos serão anonimizados, por forma a poderem ser analisados e de acesso livre a todos os interessados.