Com soluções para veículos baseadas em IA no CES 2026

LG apresenta o futuro da mobilidade

Texto: Redação «human» Imagem: DR

A LG Electronics vai apresentar no CES 2026, nos Estados Unidos, um espaço experiencial imersivo que dá vida à visão de mobilidade futura da empresa através da Inteligência Afetiva. A exposição convida os visitantes a experimentar em primeira mão como a IA pode transformar as áreas do condutor, do passageiro da frente e dos lugares traseiros, reinventando todo o habitáculo como um espaço mais intuitivo e centrado no ser humano, concebido para melhorar cada viagem.

Esta nova série de soluções recebeu o CES 2026 Best of Innovation Award na categoria In-Vehicle Entertainment, assinalando a primeira vez que a LG Vehicle Solution Company conquista a mais alta distinção desta categoria. O sistema reúne tecnologia de display de vanguarda, sensores avançados no interior do veículo e IA no próprio dispositivo, integrados numa arquitetura abrangente de Veículo Definido por IA (AI-Defined Vehicle).

A exibição inclui três soluções experienciais principais: a Mobility Display Solution, que transforma o para-brisas num interface inteligente; a Automotive Vision Solution, que reforça a segurança e fornece informações contextuais ao condutor e ao passageiro da frente através de Vision AI; e a In-Vehicle Entertainment Solution, que disponibiliza recomendações de conteúdos personalizadas, multimédia baseada em memória e tradução em tempo real.

Na zona da Mobility Display Solution, os visitantes podem experienciar como a IA apresenta de forma intuitiva informação essencial através de um para-brisas equipado com OLED transparente. Por exemplo, ao aproximar-se de um semáforo, a IA mostra o tempo de espera restante acima do sinal, fornecendo apenas a informação mais relevante naquele momento. Em modo de condução autónoma, o sistema analisa o ambiente envolvente e gera cenas visuais correspondentes: pétalas de cerejeira flutuam no ecrã em estradas ladeadas por árvores, enquanto um túnel monótono se transforma numa floresta encantada, criando uma experiência imersiva, próxima da realidade virtual.

A Automotive Vision Solution é uma solução avançada de deteção no interior do veículo, alimentada pelo Automotive Vision System da LG, concebida para aumentar a segurança e permitir interações empáticas e contextuais, bem como a disponibilização de conteúdos personalizados. A solução acompanha em tempo real os movimentos do condutor, a direção do olhar, o nível de atenção, a cor da roupa e os gestos, permitindo ao sistema compreender e responder ao estado dos ocupantes. Através do rastreio ocular e do controlo por gestos, o sistema amplia o leque de informações baseadas em interesses, enquanto gráficos anamórficos nos ecrãs aumentam a imersão e o realismo. Por exemplo, em modo de condução autónoma, se um passageiro da frente olhar para um anúncio exibido num edifício, o reconhecimento do olhar pode ativar informação relacionada no ecrã do passageiro, permitindo uma descoberta e compra de produtos de forma fluida.

A In-Vehicle Entertainment Solution oferece entretenimento personalizado e comunicação interativa. Ao reconhecer a paisagem exterior, a IA pode apresentar no ecrã da janela fotografias associadas a memórias passadas ligadas a esse local. Os passageiros podem partilhar esses momentos em tempo real através de videochamadas com familiares. Durante viagens longas, a IA recomenda conteúdos adaptados aos gostos individuais, proporcionando entretenimento que transforma quilómetros em momentos. Noutro cenário, se um funcionário de um restaurante comunicar através de língua gestual, a IA interpreta os gestos em texto no ecrã, apoiando uma comunicação bidirecional fluida.

Eun Seok-hyun, presidente da LG Vehicle Solution Company, assinala: «Estamos a dar vida à nossa visão de mobilidade futura ao integrar a IA em todas as nossas soluções – muitas das quais, incluindo a deteção no interior do veículo, já se encontram em produção com fabricantes globais. Ao acelerar a chegada destas inovações ao mercado, pretendemos liderar a era dos veículos alimentados por IA nos próximos anos.»

As LG AI-Powered In-Vehicle Solutions estarão em exposição no stand da empresa durante o CES 2026, de 6 a 9 de janeiro, nos Estados Unidos (Las Vegas Convention Center).

A LG Electronics em Portugal

A LG Electronics Portugal foi fundada em 2003 e emprega cerca de 90 colaboradores. A empresa, que alcançou em 2024 receitas globais no valor de cerca de 58,67 mil milhões de euros (Portugal – 260 milhões de euros), engloba três unidades de negócio – Media Entertainment Solution (que inclui televisões, soluções de áudio, ecrãs e soluções de display B2B, business to business), Home Appliance Solution e Eco Solution – sendo distribuidor no nosso país de televisores OLED e QNED, soundbars e sistemas de som xboom, eletrodomésticos, incluindo frigoríficos, máquinas de lavar e/ ou secar roupa, e equipamentos de encastre (fornos, exaustores, placas de indução, micro-ondas, máquinas de lavar louça e frigoríficos), portáteis e monitores, sistemas de ar condicionado e bombas de calor AQS. Ao nível da área B2B, a oferta da LG conta com um portefólio vasto, que inclui Sinalética Digital, Commercial TV, soluções AVAC, entre outros.

Scroll to Top