A AstraZeneca Portugal juntou mais de 50 colaboradores numa ação de plantação de 5.500 árvores, no Parque Natural da Serra de Sintra e Cascais, uma das áreas que está a ser reconvertida e recuperada ecologicamente, com eliminação de espécies exóticas e invasoras.
Esta ação de plantação teve como objetivo compensar as emissões de CO2 anuais feitas pela companhia farmacêutica no nosso país, um compromisso que a empresa tem vindo a reforçar desde 2020. Até ao momento, foram plantadas mais de 20 mil árvores.
«Na AstraZeneca, consideramos que a sustentabilidade e a proteção ambiental são basilares e esta iniciativa é um exemplo do impacto positivo que, enquanto equipa e empresa, procuramos ter no ambiente», referiu Anna Graham, country president (interina) e chief financial officer (CFO) da AstraZeneca Portugal, assinalando: «Este nosso compromisso com a sustentabilidade reflete-se não só nas nossas ações anuais de reflorestação, mas também na transição para a energia renovável e na aposta na mobilidade elétrica.»
A sustentabilidade é um dos principais pilares da AstraZeneca, refletindo-se nas várias ações que a companhia tem promovido, ao longo dos anos, em Portugal. O seu edifício sede opera 100% a energia renovável e tem 795 painéis solares instalados (com uma produção estimada de 400 MWh/ano de energia).
Mais recentemente, toda a frota automóvel da empresa passou também a ser 100% elétrica.
A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global, de cariz científico, que se dedica à descoberta, ao desenvolvimento e à comercialização de medicamentos de prescrição médica nas áreas de Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêutica, incluindo Cardiovascular, Renal & Metabólica e Respiratória & Imunológica. Com sede em Cambridge, no Reino Unido, opera em mais de 100 países e os seus medicamentos são utilizados por milhões de doentes a nível mundial.