A comemorar 15 anos, a Emergn, empresa global de serviços digitais, anunciou a expansão das operações em Portugal. Com um centro tecnológico estabelecido no Porto desde 2022 e a atuar em todo o território nacional, o foco da Emergn na região tem sido o desenvolvimento tecnológico para clientes internacionais. No entanto, dada a elevada procura pelos serviços da Emergn em Portugal, a empresa está a trazer toda a sua gama de serviços para o mercado português, incluindo serviços de consultoria, aprendizagem e tecnologia, juntamente com a expertise em inovação e projetos em inteligência artificial (IA) que serviram mais de 350 clientes globalmente.
Nos últimos dois anos, a Emergn Portugal construiu uma equipa de talentos de desenvolvimento de produtos. As equipas locais com maior número de profissionais estão focadas nas práticas de Product Design, Javascript, Automation, DevOps e .NET. Desde o seu início, investe no aperfeiçoamento de uma filosofia revolucionária para o mundo do trabalho corporativo de transformar os negócios com a sua metodologia – Valor, Fluxo, Qualidade (VFQ) – combinando o melhor de Agile, Lean, Design Thinking, pensamento sistémico, economia, psicologia e sociologia.
Alex Adamopoulos, chairman e chief executive officer (CEO) da Emergn, partilha: «Abrimos o nosso hub no Porto em 2022, com a aposta de que funcionasse como um centro de desenvolvimento, mas com o tempo percebemos que podíamos liderar projetos a partir daqui, que é o que temos feito desde então. Portugal é um centro tecnológico de classe mundial com muitos talentos e está localizado numa posição geográfica chave para nós. Nos últimos dois anos, criámos uma equipa de desenvolvimento de produtos de altíssimo nível e sentimos que agora estamos prontos para fornecer os nossos serviços ao mercado local. Há aqui uma necessidade de inovação real que podemos oferecer e também uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa presença na região EMEA [Europa, Médio Oriente e África].»
Além de atrair novos clientes, a Emergn pretende expandir o hub do Porto com possibilidade de expansão para outras cidades de Portugal. «Pretendemos duplicar o número de colaboradores em Portugal nos próximos dois anos, focando na contratação de profissionais altamente qualificados em tecnologia e inovação», acrescenta o responsável.
Atualmente, a empresa tem cerca de 10 vagas em aberto para profissionais especializados em Java, Quality Assurance, DevOps, Data e Analytics. Estas funções oferecem opções de trabalho nos escritórios do Porto e remotamente. No site da Emergn estão disponíveis as ofertas de emprego, bem como perfis requeridos, com indicação das condições oferecidas. No total, a Emergn está a contratar por volta de 40 novos colaboradores para diversas localidades.
João Ferreira, location lead da Emergn para Portugal, destaca por sua vez: «Com uma equipa multicultural, Portugal tem sido um centro de excelência no apoio às operações globais da Emergn. Estamos bem preparados para satisfazer à procura de todos os nossos serviços e entregar o nosso melhor e toda a nossa expertise para as empresas em Portugal.»
O percurso local da Emergn já conta com a presença em algumas das principais organizações que apoiam o desenvolvimento económico e de inovação português. Além de uma sólida parceria com o Porto Tech Hub, que promove e desenvolve o Porto como centro tecnológico global, a Emergn também atua em parceria com a Porto Innovation Hub, a comunidade Porto UX e Geek Girls Portugal. No âmbito público, há também iniciativas a decorrer com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio externo de Portugal) e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Com mais de 500 colaboradores globalmente, a Emergn tem uma forte presença em mais de uma dezena de países e mantém escritórios na Letónia, na Roménia, nos Estados Unidos, na Irlanda, no Reino Unido e em Portugal. Já trabalhou com clientes como Walmart, BP, British Airways, GSK, Maersk, SAP, British Telecom, Thompson Reuters e BBC.
Alex Adamopoulos assinala: «O nosso histórico demonstra o compromisso da Emergn em trabalhar lado a lado com os nossos clientes. Não trabalhamos apenas para eles, mas com eles, garantindo uma jornada de transformação colaborativa e significativa. Acreditamos no conceito de ‘Own Your Transformation’, capacitando os clientes a tornarem-se autossuficientes após a implementação dos serviços. Estamos entusiasmados em expandir a nossa presença em Portugal e construir novas parcerias duradouras com clientes locais“.»
A empresa
A Emergn é uma empresa global de serviços empresariais digitais com a missão de melhorar a forma como as pessoas e as empresas trabalham. Capacita as empresas mais respeitadas do mundo – incluindo empresas Fortune 500, FTSE 100 e Global 2000 – a transformarem as suas ideias promissoras em produtos digitais valiosos e experiências de cliente, mais rápido do que qualquer outra consultora, segundo assinala. Fundada em 2009, é uma empresa global de serviços digitais, com presença em mais de 12 países, dentre eles Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Letónia e Roménia, tendo a sede em Londres.