A Sage, empresa em destaque em tecnologia contabilística, financeira, de recursos humanos (RH) e de processamento de salários para pequenas e médias empresas (PME), anunciou novos desenvolvimentos na sua parceria com a Microsoft. Os avanços no Sage Instant Analysis, no Sage Active e no Sage Network destinam-se a melhorar a eficiência operacional e a inovação das PME através de soluções integradas e tecnologias de ponta.
Amaya Souarez, responsável de Employee Value Proposition (EVP), Cloud Services & Operations da Sage, partilha: «A nossa parceria com a Microsoft tem como objetivo dar às PME as ferramentas necessárias para o sucesso na era digital de hoje. Estas atualizações proporcionam novas formas de otimizar as atividades dos clientes e aumentar a produtividade. Esta colaboração consiste em juntar os nossos pontos fortes. Mostra o nosso esforço em conjunto para estimular a inovação, apoiar o crescimento e fornecer as soluções mais recentes para as exigências em constante mudança do mundo dos negócios.»
Melhorar a análise financeira com o Sage Instant Analysis
Como parte das capacidades de relatório e análise do Sage Copilot, o Sage Instant Analysis integra o Microsoft Azure OpenAI Service para capacitar as PMEs ao desbloquear os seus dados. Integrada no Sage Active, esta ferramenta consegue aceder rapidamente a dados financeiros de vários formulários do produto, permitindo aos clientes obter informações financeiras que, de outra forma, poderiam ter sido ignoradas. Com apenas um clique, os utilizadores recebem informações práticas sobre a situação financeira da sua empresa, incluindo avaliações detalhadas dos pontos fortes e fracos e de áreas críticas como o balanço, o fluxo de caixa, o fundo de maneio e o lucro bruto. Esta integração facilita a gestão das atividades empresariais, aumentando a produtividade e simplificando as tarefas de rotina.
Ao contrário da automatização simples que utiliza um modelo que requer a introdução de novos dados pelo cliente, o Sage Instant Analysis permite aprofundar os detalhes do desempenho financeiro acumulado do ano de uma empresa utilizando dados contabilísticos já existentes no sistema. O serviço explora de forma profunda os relatórios financeiros, utilizando engenharia avançada de modelos de linguagem de grande escala (Large Language Model – LLM) através do Serviço Azure OpenAI que não só lê números, como tem a capacidade de os analisar, conseguindo calcular rácios-chave e dar um contexto fidedigno e real para a tomada de decisões.
O Sage Instant Analysis utiliza modelos sofisticados de engenharia rápida e técnicas de encadeamento (chaining techniques) para facilitar a assimilação de dados e o processamento através do Serviço Azure OpenAI. A cache inteligente recorda cálculos anteriores, eliminando chamadas LLM desnecessárias. Além disso, o registo e a análise detalhados fornecem visibilidade sobre como e quando o serviço está a ser utilizado.
Os resultados do Instant Analysis podem ser definidos para a língua materna do utilizador – francês, espanhol, alemão ou inglês – com base nas preferências armazenadas no perfil do utilizador.
Construído com base no Microsoft Azure App Service, Cosmos DB e Blob Storage, o Instant Analysis, uma funcionalidade do Sage Active, está disponível em França, Espanha e Alemanha e está adaptado às necessidades em evolução das pequenas empresas europeias, permitindo-lhes automatizar a contabilidade, gerir as vendas e o fluxo de caixa e navegar nas complexidades da legislação europeia. Ao ajudar a criar e gerir produtos, otimizar os fluxos de vendas e gerar faturas e orçamentos profissionais de forma eficiente, o Sage Active simplifica os processos para que os clientes possam impulsionar o crescimento e a inovação nas suas empresas.
Sage Network – contabilidade conectada
O Sage Network está a transformar a forma como as empresas interagem, automatizando os fluxos de trabalho e sincronizando as transações financeiras entre entidades, mesmo as que não pertencem ao ecossistema do software de contabilidade Sage. O Sage Network integra-se perfeitamente no ecossistema mais alargado da Microsoft com conectores para o Microsoft Dynamics 365 e o Microsoft 365. Estas integrações permitem que os utilizadores do Dynamics, juntamente com os utilizadores de outros produtos de contabilidade de terceiros e do portefólio da Sage, criem uma rede global integrada. Isto aumenta a eficiência, reduzindo a introdução manual de dados e acelerando os processos financeiros.
O Sage Connect é a interface de utilizador que permite a interconectividade empresarial do Sage Network, disponibilizando uma plataforma simplificada e segura para gerir transações financeiras e automatizar fluxos de trabalho de contas a receber (Accounts Receivable – AR) e contas a pagar (Accounts Payable – AP), levando a pagamentos mais rápidos e a uma melhor conformidade, incluindo a faturação eletrónica.
Para as PME e o ecossistema de parceiros da Sage, isto significa aceder a uma plataforma unificada que não só simplifica as operações financeiras e os fluxos de trabalho digitais de AR e AP, como também abre novas oportunidades de colaboração, eficiência e crescimento no ecossistema Microsoft.
RH e Folhas de Pagamento – melhorar a gestão da força de trabalho
A Sage continua a colaborar com a Microsoft no reforço das capacidades de RH e de processamento de salários, com o objetivo de fornecer às PME ferramentas avançadas para uma gestão mais eficiente da força de trabalho.
As novas funcionalidades incluem a integração de tarefas de RH no fluxo de trabalho através do Microsoft Teams, a começar pela ferramenta de ausência e de tempo livre frequentemente utilizadas do Sage People. Os colaboradores conseguem agora solicitar vários tipos de licenças diretamente através de um chatbot no Microsoft Teams, com aprovações geridas através da plataforma e sincronizadas com os calendários do Microsoft Outlook para simplificar os processos.
Além disso, uma nova funcionalidade de agendamento de entrevistas integrada com o Microsoft Outlook permite que os recrutadores coordenem rapidamente as entrevistas, respondendo às exigências aceleradas do competitivo mercado de trabalho atual.
Alvaro Celis, vice presidente para global ISV Commercial Solutions, da Microsoft, refere: «A nossa colaboração com a Sage foi estrategicamente projetada para tornar as operações mais simples e mais seguras para as PME, tirando partido do poder da Microsoft Cloud e da IA [inteligência artificial] para criar um futuro conectado e eficiente. Estamos empenhados no sucesso e na resiliência das PME num mercado em rápida mudança.»
Benefícios para as PME e os parceiros
A integração da Sage com a Microsoft traz vantagens significativas para as PME e para o ecossistema de parceiros da Sage, incluindo as seguintes:
– Operações simplificadas – a integração dos serviços Sage e Microsoft simplifica os fluxos de trabalho mais complexos, aumentando a produtividade e a eficiência em todas as funções empresariais.
– Segurança e fiabilidade – os produtos Sage alojados no Azure beneficiam da dedicação da Microsoft à Responsible IA oferecendo maior segurança, escalabilidade e fiabilidade, permitindo às empresas operar com confiança num ambiente digital seguro.
– Conectividade inovadora – impulsionar a eficiência empresarial através da conetividade, permitindo um fluxo contínuo de informações e transações financeiras.
Perspetivas futuras
A Sage está continuamente a explorar novas formas de apoiar as PME e o ecossistema de parceiros em geral para aumentar a eficiência operacional e a resiliência num cenário económico dinâmico.