A Porto Business School está a lançar uma nova edição da pós-graduação Communication Management, com um currículo desenhado para responder aos desafios e às tendências futuras das áreas de comunicação, marketing e vendas. Os dados desta formação reforçam a tendência de que os perfis femininos dominam o campo da comunicação empresarial, tendo os participantes da última edição sido maioritariamente mulheres (71%).
Estes números vão ao encontro do estudo «O Valor da Comunicação», divulgado no ano passado pela APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas, que revelou que as mulheres estão em larga maioria nas empresas de comunicação e relações públicas em Portugal, representando cerca de 68% da massa laboral.
Amélia Brandão, codiretora da pós-graduação da Porto Business School, partilha: «Estamos orgulhosos de ver tantas mulheres na comunicação empresarial. Esta tendência não só reflete a realidade dos últimos anos do mercado de trabalho, como também sublinha a importância da diversidade e da inclusão nas áreas de comunicação e gestão de marca. A nossa pós-graduação foi redesenhada para capacitar os profissionais com os conhecimentos e as competências necessárias para enfrentar desafios contemporâneos e futuros, oferecendo uma formação prática e abrangente que prepara para liderar e comunicar com eficácia e inovação.»
Refira-se ainda que segundo a Porto Business School os alunos da última edição da pós-graduação Communication Management revelaram background académico em áreas como Ciências (24%), Marketing e Comunicação (19%), Gestão (14%), Línguas e Literatura (14%), entre outras. A média de idades foi de 36 anos, tendo a maioria dos participantes mais de 40 anos, seguidos por formandos entre 30 e 34 anos e menos de 25 anos.
Programa para desenvolver uma visão integrada de comunicação
A pós-graduação Communication Management da Porto Business School visa dotar os participantes e as organizações de conhecimentos em diferentes dimensões da comunicação – institucional, comercial, interna, relacional e digital – para que sejam capazes de transmitir a imagem e os valores das empresas e os seus objetivos a diferentes públicos. O programa pretende, assim, desenvolver uma visão integrada de comunicação, bem como diversas competências para acesso ao mercado nas áreas de comunicação e gestão de marca.
Esta formação assume uma forte componente prática, através da realização de trabalhos que visam dar resposta a situações e desafios reais dos participantes em disciplinas como RGPD, lobbying, gestão de crise, media training, coordenação de eventos, entre outros. Além disso, os participantes poderão assistir a masterclasses conduzidas por oradores nacionais e internacionais sobre temas como estratégia e comunicação organizacional, design thinking, liderança, data mining e transformação digital, e participar na semana internacional de uma prestigiada escola de negócios.
O programa, que pode ser frequentado em formato presencial ou on-line,arranca a 4 de outubro, sendo que o período de candidaturas termina a 20 de setembro. Mais informações aqui.