O Politécnico de Santarém assinala 45 anos de existência no dia 6 de junho. Numa cerimónia a partir das 14H30 estará presente o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, sendo o ponto alto a inauguração da primeira residência de estudantes do campus de Rio Maior, investimento de aproximadamente três milhões de euros que vai servir os alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).
A nova residência terá capacidade para acolher 122 alunos, cerca de 10% da população estudantil da ESDRM, que conta atualmente com 1.200 alunos, 80% dos quais provenientes de outras regiões do país. Com 57 quartos (43 duplos e 14 individuais), onde se incluem dois quartos adaptados para alunos com mobilidade reduzida, a residência terá ainda áreas sociais, administrativas, técnicas e de equipamentos.
João Moutão (na foto), presidente do Politécnico de Santarém, refere: «O nosso número de estudantes tem vindo a aumentar e há problemas sérios de alojamento que têm levado alguns alunos a abandonar o ensino superior. A nova residência é uma grande conquista para os estudantes da ESDRM e para a região.»
A cerimónia de comemoração do quadragésimo quinto aniversário do Politécnico de Santarém incluirá ainda outros momentos, como atuações das tunas académicas e entrega de prémios e distinções. Para além do ministro da Educação, Ciência e Inovação, marcarão presença na cerimónia os presidentes das câmaras municipais de Rio Maior e Santarém, entre outras individualidades.
Criado em 1979, o Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação dos cidadãos, destinada à produção e a difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Mantém uma ligação estreita com a comunidade e o tecido empresarial regional, intensificando esta relação para uma oferta formativa adaptada às necessidades regionais. Integra cerca de cinco mil estudantes em cinco escolas: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.