Prosseguindo a divulgação do dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal», incluído na revista «human», visitamos a Armasul, que conforme assinala Patrícia Matias, diretora de recursos humanos, teve sempre por base «o ADN incutido ao longo de mais de três décadas: humildade, profissionalismo, dedicação e confiança».
Texto: Redação «human» Foto: DR
Empresa 100% portuguesa, especializada no comércio e na distribuição de materiais elétricos, a Armasul conta com 37 anos de permanência no mercado. A diretora de recursos humanos, Patrícia Matias (à direita na foto, com Andreia Oliveira, técnica de recursos humanos), diz com orgulho que isso «permitiu-lhe tornar-se um nome de referência no âmbito da sua especialidade», para logo acrescentar: «Temos uma presença sólida no mercado nacional, com oito pontos de venda estrategicamente localizados, e a nível internacional estamos presentes em mais de 20 países, sendo que esse mercado representa cerca de 25% da nossa faturação.»
A Armasul é uma empresa de gestão familiar, que nasceu da visão empreendedora do seu fundador, Humberto Costa. Começou em 1987 numa pequena loja em Alcântara, Lisboa, onde o cabo elétrico era medido ao longo da linha do elétrico. Hoje é líder no mercado da distribuição profissional de material elétrico, possuí oito pontos de venda, 164 colaboradores e fatura cerca 72 milhões de euros anuais. O percurso, assinala Patrícia Matias, «foi marcado por diversos desafios, muitos altos e baixos, mas tendo sempre por base o ADN incutido ao longo de mais de três décadas: humildade, profissionalismo, dedicação e confiança».
Nos últimos anos, com o crescimento acentuado da empresa, houve uma evolução para «uma gestão de recursos humanos mais estratégica, numa tentativa de alinhar as práticas e as necessidades de desenvolvimento das pessoas com as prioridades e os desafios da organização», refere a responsável, explicando como o conseguiram: «Através, por um lado, da criação de uma forte relação de parceria com os líderes de equipa, suportando e apoiando as suas decisões no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas e do negócio. E, por outro, pelo contacto permanente com a realidade do terreno, a fim de a compreendermos e agirmos eficazmente sobre ela.» Patrícia Matias refere ainda: «Tendo em conta que a nossa equipa tem uma média de idades de 46 anos, um dos grandes desafios é a capacitação das pessoas para as constantes mudanças impostas pelo mercado. Dada a escassez de talento, principalmente com o nível de especialização técnica exigida na nossa área, temos dado prioridade ao desenvolvimento de competências através de programas de upskilling, por forma a tornar os colaboradores cada vez mais preparados e competitivos. Por outro lado, a pandemia impactou por completo a experiência do colaborador. Isso representa um grande desafio para as empresas, e a Armasul não é exceção, no sentido de reverem e tornarem a sua proposta de valor mais competitiva, com compensações e benefícios alinhados com as expectativas das pessoas.»
Um aumento exponencial de colaboradores
Patrícia Matias faz notar que «desde sempre, pela mão do seu fundador, o senhor Humberto Costa, e agora através do seu filho, o Dr. Bruno Costa, a Armasul construiu uma filosofia de gestão que valoriza uma relação personalizada e a longo prazo, não só com os seus clientes como também com anos, possuindo atualmente 164 pessoas altamente comprometidas, faz parte da nossa estratégia de gestão de talento dar continuidade a esta cultura de proximidade e acompanhamento permanentes.»
Finalmente, a responsável destaca algumas das práticas de recursos humanos da empresa: «Temos reforçado a aposta em políticas de desenvolvimento dos colaboradores em termos de formação, nomeadamente ao nível de programas de liderança e vendas. Procuramos estar perto das pessoas e conhecer as suas necessidades, promovendo esse levantamento de forma regular, e ajustamos os nossos programas ao que mais faz sentido, tendo também em conta os objetivos estratégicos da empresa. Melhorámos igualmente o nosso processo de on-boarding, que acompanha a integração do novo colaborador durante o seu primeiro ano, e que tem dois objetivos: em primeiro lugar, garantir que a experiência de entrada do colaborador é positiva e que este fica ‘enamorado’ pela organização; depois, garantir que o mesmo é produtivo e autónomo no menor espaço de tempo possível, acelerando desta forma a sua curva de aprendizagem.»
Patrícia Matias destaca ainda «a constante preocupação com o bem-estar dos colaboradores, nomeadamente na melhoria das condições e dos espaços de trabalho, criando mais dias de férias e horários flexíveis que possibilitem uma maior conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional».
»» DISTINÇÃO
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»
»» QUADRO
Armasul – Distribuidor de Materiais Elétricos
Sede: Corroios
Atividade: Comércio e Distribuição de Materiais Elétricos
Número de colaboradores: 164 (123 homens, 41 mulheres)
Média de idades: 46 anos
Antiguidade média: 9 anos
Colaboradores em trabalho remoto: ND
Site: www.armasul.com