O Grupo Ageas Portugal, através da Fundação Ageas, tem vindo a incentivar o voluntariado corporativo entre os seus colaboradores e mediadores, tendo alcançado um resultado notável em 2023 – mais de 2.900 participações nas 115 ações solidárias realizadas, traduzindo-se na participação de cerca de 85% dos colaboradores em pelo menos uma iniciativa.
Durante o ano passado, a Fundação Ageas organizou várias atividades de voluntariado, que resultaram em mais de 13 mil horas dedicadas a causas sociais. Para o grupo, este movimento solidário apresenta benefícios para todas as partes envolvidas: apoia as entidades que dele beneficiam, motiva e atrai os colaboradores e aumenta o nível de envolvimento e sentimento de pertença na empresa.
João Machado (na foto), presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, assinala: «Por debaixo do fato de trabalho de cada colaborador, está uma pessoa. Um filho, um pai, um irmão, um vizinho, um amigo entre muitos outros papéis que temos enquanto parte integrante da sociedade. O voluntariado corporativo é uma forma de as empresas potenciarem esse lado pessoal do colaborador no seu dia-a-dia, permitindo que o mesmo se envolva com a sua comunidade de uma forma estruturada e impactante, quer para o próprio, quer para as entidades que beneficiam da sua ajuda. O voluntariado é também uma ótima forma de as empresas criarem laços mais estreitos com as suas comunidades. Todos nós devemos contribuir para um mundo mais justo.»
Consubstanciando o seu compromisso com a sociedade, o grupo disponibiliza a oportunidade de partilhar competências para uma causa social, em horário flexível e ajustável entre colaboradores e empresa, escolhendo em que ações querem participar, com algumas a permitirem o envolvimento de familiares, amigos e parceiros.
Fundada em 1824, a Ageas é um grupo segurador internacional com sede em Bruxelas e presente em 14 países da Europa e da Ásia. A operar em Portugal desde 2005, a Ageas aposta no país como um dos principais mercados, onde se pretende desenvolver, através de parcerias fortes e contribuindo para o desenvolvimento do país e da sociedade através da Fundação Ageas e ajudando clientes a gerir, antecipar e proteger-se contra riscos e imprevistos, para que possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e serenidade. A missão do Grupo Ageas Portugal é proporcionar uma experiência emocional e relevante na vida das pessoas, sendo um parceiro de referência nos seguros e o melhor local de trabalho para Pessoas empreendedoras. Para isso, conta com 1.328 colaboradores e 2.261 mediadores para prestar um serviço de excelência aos cerca de 1.8 milhões de clientes das várias marcas comerciais: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Com o objetivo de diversificar o negócio e estar próximo dos seus clientes, o Grupo Ageas Portugal disponibiliza ainda uma oferta alargada de serviços através da Clínica Médis, da Kleya, da Ageas Repara, da Livo e da Pétis.
A Fundação Ageas é uma fundação corporativa que pertence ao universo do Grupo Ageas Portugal. Possui o estatuto de IPSS (instituição particular de solidariedade social) e de utilidade pública, agregando pessoas e parceiros. Criada em 1998, reviu recentemente a sua estratégia com o intuito de dar início a uma nova abordagem à filantropia (investimento de impacto), que fomente o crescimento de projetos de inovação social.