Salman Rushdie no Porto em setembro

Livro «Faca» chega a Portugal


O livro que Salman Rushdie prometeu escrever sobre o monstruoso ataque de que foi vítima na tarde de 12 de agosto de 2022, quando se preparava para dar uma palestra numa Universidade de Nova Iorque, tem como título «Faca» e chega agora às livrarias portuguesas.

Texto: Redação «human»

Publicado pela Dom Quixote, o novo livro de Salman Rushdie, chega aos leitores do nosso país poucos meses antes da vinda do autor a Portugal, prevista para setembro, à Livraria Lello, no Porto.

Neste livro, já lançado em Inglaterra e nos Estados Unidos, 33 anos depois da fatwa decretada contra o autor pelo aiatola Khomeini, na sequência da publicação de «Os Versículos Satânicos», o escritor fala pela primeira vez, e com memorável pormenor, dos traumáticos acontecimentos daquele dia, que o mundo inteiro presenciou com espanto.

Ao fazê-lo, oferece-nos não só o relato pungente e profundamente pessoal da experiência – e superação – do atentado, mas também uma revigorante meditação sobre a vida, a perda, o amor e a arte – e sobre a descoberta da força que permite a alguém voltar a erguer-se.

Traduzido por J. Teixeira de Aguilar, «Faca», a que autor acrescentou o subtítulo «Meditações na Sequência de uma Tentativa de Homicídio», estará à venda em Portugal já a partir de amanhã, 14 de Maio.

Com a vinda de Salman Rushdie à Livraria Lello, para participar na iniciativa «Autor do Mês», concretiza-se a sessão que estava prevista para acontecer a 17 de setembro de 2022, e que na sequência do ataque de Nova Iorque foi naturalmente cancelada.

Scroll to Top