A Natixis em Portugal vai promover a segunda edição da sua Academia COBOL – sigla de COmmon Business Oriented Language –, destinada a profissionais com background em Ciências Exatas e/ ou Tecnologia e domínio de inglês e francês, interessados um programa de reskilling. A formação terá início no dia 2 de julho de 2024 e uma duração de dois meses.
A Academia COBOL é uma oportunidade de reskilling apresentada pela Natixis e aberta ao público em geral. Em novembro de 2023, a primeira edição desta iniciativa juntou mais de uma dezena de participantes com interesse em aprender esta linguagem de programação concebida para uso empresarial, sendo que mais de 90% dos participantes foram integrados na equipa Natixis. Para além da oportunidade de adquirir novas competências e de integrar a equipa Natixis, todos os participantes têm direito a uma bolsa de formação.
Maurício Marques, diretor de recursos humanos da Natixis em Portugal, assinala: «A Academia COBOL é uma oportunidade única para todos os que procuram desenvolver os seus conhecimentos relativamente a esta linguagem de programação. Sendo uma importante base tecnológica para sistemas financeiros, constitui também uma porta de entrada para os que ambicionam uma mudança de carreira, adquirindo os conhecimentos e experiência necessários para iniciar um percurso na área tecnológica.»
Nesta academia, os participantes irão adquirir uma base sólida de expertise nesta linguagem essencial em muitos sistemas críticos, junto de formadores especializados e experientes, disponíveis para acompanhar os formandos passo a passo, partilhando o seu conhecimento, mas também aspetos relevantes da indústria. Adicionalmente, para fomentar a experiência prática, os participantes desenvolverão projetos reais, passando pela experiência de trabalhar como um verdadeiro developer de COBOL.
Arnaud Fricotteau, head para BPCE-SI na Natixis em Portugal, refere por sua vez: «É fundamental formar pessoas numa linguagem que não é tão comum nos dias de hoje, sendo vista muitas vezes como datada, mas a verdade é que existe ainda muito código escrito nesta linguagem e estas formações são cruciais para manter sistemas legados, assegurar a interoperabilidade com novas tecnologias, processar grandes volumes de dados. Na Natixis, trabalhamos para dinamizar o ecossistema tecnológico em Portugal, tendo com um dos objetivos assegurar a existência de profissionais qualificados, através de programas de upskilling e reskilling, também para programadores COBOL.»
As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 14 de junho através da career page da Natixis em Portugal (ver aqui) na página dedicada (ver aqui).
.
A Natixis
A Natixis em Portugal é um centro de excelência que tem como missão transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. Integra a divisão Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE, desenvolvendo soluções para as suas duas áreas, Corporate & Investment Banking e Asset & Wealth Management, e de forma transversal para as entidades do Groupe BPCE.
O centro, com sede no Porto, conta com 2.300 colaboradores de mais de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo. O projeto no Porto é um dos maiores investimentos em recursos humanos realizados pelo Groupe BPCE em todo o mundo.
O mindset e a cultura de proximidade, a agilidade e a inovação caracterizam a equipa da Natixis em Portugal e refletem a missão da empresa de transformar a banca tradicional à escala global: um encaixe perfeito no ecossistema dinâmico e de empreendedorismo português.
.
Nota: imagem Natixis.