A EGOR, um grupo de capitais portugueses, especializado desde 1986 em consultoria e gestão de negócios na área de recursos humanos, anunciou a duplicação do recrutamento outsourcing no sector tecnológico, através da sua marca especializada na área – Synchro Tech. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a empresa recrutou mais 50% de profissionais de tecnologia para empresas nacionais e internacionais.
No ano passado, a EGOR reforçou a aposta no outsourcing com a criação da Synchro, uma empresa independente e inteiramente dedicada ao outsourcing. Desde a sua criação, a Synchro recebe, cada vez mais, solicitações que requerem uma maior especialização tecnológica, consequência da crescente digitalização em todos os sectores da economia.
Além de recrutar profissionais portugueses, no último ano, a Synchro contratou consultores tecnológicos de Brasil, Rússia, Palestina, Índia, Bósnia-Herzegovina, Bielorrússia, Egipto, Paquistão ou Turquia, conforme as especificidades de cada cliente.
Nos últimos meses, a Synchro Tech reforçou a colocação de profissionais especializados na EDP – Energias de Portugal, e formalizou novas parcerias com a Medicare, a Repsol, a Renova, a QAValue e a Float Health, entre outras empresas, em diversas áreas tecnológicas. A particularidade desta nova área de recursos humanos é a especificação de cada profissional colocado; a título de exemplo, para a Float, empresa norte-americana de desenvolvimento de software, a EGOR recrutou um consultor que está responsável pela montagem da arquitetura de todos os testes automáticos da empresa.
No geral, há três perfis dominantes requisitados pelas empresas: Development, os consultores que dominam os softwares de programação, como Javascript, Python ou NET; Business Intelligence, com maior foco em negócio e análise de dados; e Management & Quality, que envolve cargos de gestão, coordenação, e controlo de qualidade, incluindo processos inerentes ao desenvolvimento tecnológico, como Scrum Master e DevOps.
António Matos, diretor executivo da Synchro Norte, assinala: «O mercado de recursos humanos está em contante mutação e temos assistido a uma tendência evidente: o crescimento orgânico de recrutamento outsourcing de profissionais tecnológicos. É um reflexo natural da maior especialização tecnológica que ocorre em todos os sectores da economia. Hoje, dificilmente os funcionários de uma empresa conseguem suprir todas as necessidades de desenvolvimento tecnológico, havendo sempre a necessidade de recrutamento adicional para fazer crescer um negócio.»