Projetos do Politécnico de Santarém distinguidos

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação distinguiu, através do Polo de Literacia Digital do Politécnico de Santarém, os docentes Elsa Casimiro, Maria Potes Barbas, Andreia Telles Vieira e Paulo Branco (na foto) com o primeiro lugar no «Prémio Europeu Ensino Inovador 2023», na categoria de «Parcerias de Cooperação no Ensino e Formação Profissional».

O projeto distinguido, «Entrepreneurial Women in ICT – Enhanching Skills to Bridge Digital Divide», teve como objetivo minimizar a lacuna entre homens e mulheres em relação às competências e às oportunidades em empreendedorismo e tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projeto «FrontWinners – (Re)Skilling for Mentors with Immersive Experiences», resultante da necessidade de requalificação e recapacitação de educadores que trabalham com alunos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, com requisitos de aprendizagem que exigem pedagogias, metodologias e práticas adaptadas, flexíveis e intuitivas.

João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, assinala: «O prémio Erasmus+ divulga e reconhece práticas de ensino e aprendizagem inovadoras e contributos excecionais de docentes e da instituição que representam, na Europa. O prémio e a menção honrosa atribuídos aos dois projetos do Politécnico de Santarém são motivo de grande honra para a comunidade académica. O compromisso dos nossos docentes com a excelência e a dedicação ao enriquecimento da experiência educacional elevam a nossa instituição e reforçam o nosso compromisso com a internacionalização, rumo à criação do Espaço Europeu da Educação.»

Criado em 1979, o Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada a produção e à difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional. Mantém uma ligação estreita com a comunidade e o tecido empresarial regional, intensificando esta relação para uma oferta formativa adaptada às necessidades regionais. Integra cerca de cinco mil estudantes em cinco escolas: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.