A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, atingiu em 2023 umvolume de negócios recorde de 67,6 milhões de euros. Este resultado representa um crescimento de 21%, face ao ano anterior, que se traduz num crescimento assinalável e sustentado, com um EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 5,8 milhões de euros, o qual materializa uma melhoria de 46,1% face ao ano anterior. 2023 assinalou o último ano de execução do plano estratégico para o quadriénio 2020-2023, registando-se o cumprimento em pleno de todos os objetivos nele definidos.
No mercado português, a Noesis registou um crescimento ano-a-ano na ordem dos 30%, refletindo a conquista de cerca de 30 novos clientes, que passaram a confiar na Noesis para suportar a jornada de transformação digital dos seus negócios. Este crescimento é reflexo de uma jornada contínua de reforço e consolidação da sua posição no mercado.
No plano internacional, a operação continua igualmente forte e sólida, sendo esta aposta um dos fatores críticos de sucesso da estratégia de crescimento delineada. A operação além-fronteiras da Noesis representou cerca de 36,5% do volume total de negócios, ascendendo aos 24,7 milhões de euros. O destaque vai para o comportamento nos Estados Unidos, na Holanda e no Brasil, onde se registaramcrescimentosconsistentes do volume de negócios, e para o reforço da operação na Irlanda, onde foram dados passos de investimento, como o fortalecimento da equipa comercial, a inauguração de um novo escritório e o estabelecimento de importantes parcerias comerciais e de negócio com entidades de renome local. Destes destacam-se oDublin Chamber, a British Irish Chamber of Commerce e American-Ireland Chamber of Commerce. De destacar igualmente que nos Estados Unidos se celebrou um importante protocolo com a universidade Wake Tech, em Raleigh, Carolina do Norte, que permitiu iniciar um programa/academia de formação na tecnologia OutSystems e que culminou na contratação de2 programadores formados nesta instituição, no início de 2024.
Luís Castro, chief financial officer (CFO) da Noesis, assinala: «É com satisfação e orgulho que partilhamos os excecionais resultados alcançados em 2023, que conferem à Noesis uma ambição reforçada para o presente ano. Este crescimento traduz a qualidade e a determinação da equipa e dotar-nos-á de uma capacidade de investimento contínuo na melhoria da nossa oferta e do nosso portfólio de serviços, garantido a sua constante adequação às necessidades e aos desafios impostos pelos mercados e pelos clientes. Em solo português, aumentámos a base de clientes e mantivemos um crescimento consistente, sem descorar o desenvolvimento das subsidiárias internacionais da Noesis. Para além disto, fomos distinguidos pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal e na Europa, ocupando o segundo e o décimo segundo lugares nos rankings Best Workplaces, respetivamente.»
O responsável refere ainda: «Em 2024, iniciamos um novo ciclo, com objetivos de expansão ambiciosos e expressos no plano estratégico 2024-2027. Continuamos a prever o crescimento e consolidação da nossa operação, na linha do registado nos últimos anos, que contempla, entre outros objetivos, a abertura de um novo mercado de operação, a consolidação e o lançamento de novos centros de competências em localizações estratégicas para melhor suportar a nossa operação, o reforço do nosso EBITDA e um forte crescimento do volume de negócios.»
Num contexto que se mantém de elevada escassez de recursos, no sector das tecnológicas, a atração e a retenção de talento são fatores fundamentais para a sustentabilidade de qualquer organização. Na Noesis, as pessoas estão no centro das preocupações e estratégias. Em 2023 a empresa participou pelo segundo ano consecutivo no estudo Best Place to Work, em Portugal, tendo sido certificada como uma excelente empresa para trabalhar e alcançado o segundo lugar no ranking das melhores empresas para trabalhar. Para além deste reconhecimento, que atesta a qualidade e a eficácia das políticas de retenção de talento que tem vindo a implementar, registou igualmente em 2023 um crescimento da sua equipa em 14%, superando os 1.000 talentos.
A Noesis teve um crescimento assinalável que a posiciona como um player cada vez mais credível e reconhecido no mercado, continuando a diferenciar-se pela expertise e pela excelência em áreas como Cloud, Cibersegurança, Desenvolvimento Aplicacional, Automação, Qualidade, Customer Experience ou Data Analytics & Inteligência artificial. O espectro alargado destes serviços, alicerçado em parcerias tecnológicas robustas com as principais tecnologias líderes a nível mundial, continuam a ser um fator distintivo junto dos clientes, de modo a apoiar as suas jornadas de transformação.