Centro de experiência com 22 mil metros quadrados em madeira

World of Volvo

É já no próximo dia 14 de abril, domingo, que a Volvo abre ao público um dos projetos mais esperados do ano, o World of Volvo, um centro de experiências inédito localizado no coração da cidade de Gotemburgo, na Suécia. A data assinala ainda os 97 anos de história da marca que a 14 de abril de 1927 lançava o seu primeiro veículo e dava início a um percurso memorável na indústria automóvel.

Texto: Redação «human»

.

Concebido em torno do conceito sueco de «allemansrätten», que se traduz no direito fundamental à partilha da natureza por todos os cidadãos, o novo edifício, de cinco andares e 22 mil metros quadrados de área foi projetado pela Henning Larsen Architects com a visão de criar um edifício baseado na história da paisagem escandinava e da sua natureza envolvente. O resultado é um edifício impactante, totalmente construído em madeira, que se assemelha a uma árvore gigante envolta em grandes janelas de vidro. É um marco para todos os que visitarem a cidade e um ponto de encontro incontornável para os residentes.

Alguns números: 2,8 toneladas de madeira proveniente do sul da Europa e da Suécia, 2.300 vigas de madeira e 2.700 placas de CLT (cross laminated timber) compõem o novo World of Volvo (ver aqui).

Pensado para ser uma plataforma que une pessoas e ideias, o World of Volvo tem entrada gratuita, dois restaurantes e um conjunto de diversos espaços amplos e dinâmicos desenhados para acolher uma grande variedade de acontecimentos como exposições, concertos, conferências e experiências gastronómicas e outros eventos. Tudo isto em torno de uma exposição permanente, com mais de 4.500 metros quadrados, que desafia os visitantes a embarcarem numa viagem pela história da Volvo, do passado ao futuro. Veículos icónicos, histórias da vida e experiências interativas extraordinárias são algumas das atrações desta exposição centrada no ser humano e na sua visão para um futuro melhor.

Magnus Wrahme, chief executive officer (CEO) do World of Volvo, destaca: «Para além das nossas exposições, a entrada no World of Volvo será gratuita. O edifício e o parque circundante estarão abertos a todos. O nosso objetivo é criar um lugar onde os residentes da cidade se possam encontrar e onde os estudantes consigam estudar num ambiente agradável. Acreditamos que será uma arena única que ajudará a elevar toda a cidade de Gotemburgo. Estamos muito orgulhosos desta iniciativa.»

O World of Volvo inclui dois restaurantes com menus assinados pelo premiado chef de cozinha Stefan Karlsson e conceito gastronómico de Götaplatsgruppen, famoso restaurateur sueco encarregue de realçar o compromisso da Volvo para com a qualidade e a sustentabilidade, optando por ingredientes locais e sazonais. O Ceno Brasserie é um restaurante aberto ao público e o Ceno On Top destina-se a convidados de conferências e grupos maiores.

«Este é um momento muito especial para nós com a inauguração do World of Volvo. Estamos ansiosos por ver os encontros que passarão a ter lugar entre os nossos visitantes e as diferentes partes da exposição. Esperamos e acreditamos que isto – o encontro entre pessoas, tecnologia e criatividade – seja algo verdadeiramente fora do comum», diz Magnus Wrahme.

O projeto é uma joint venture entre a Volvo Cars e o Volvo Group, que criaram um espaço único com várias tipologias se utilização, no coração da cidade onde tudo se iniciou para a marca.

Scroll to Top