A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), com o apoio da UN Global Compact Network Portugal, do Banco Montepio e do IAPMEI, promove a terceira edição da ESG WEEK, iniciativa que tem como objetivo debater os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG – Environmental, Social, Governance.
Ambos os fóruns terão sessões temáticas, apresentação de relatórios de sustentabilidade e de conteúdos digitais. Como resultado do contributo das organizações que se envolvem na iniciativa, vai ser publicada uma brochura digital. De destacar que no âmbito da ESG WEEK 2024, no dia 7 de maio realiza-se o Congresso de Ética APEE, com a presença de Eduardo Marçal Grilo, Henrique Neto e Nuno Saraiva como Keynote Speakers, e um debate alargado que juntará organizações, profissionais de ética e compliance, professores, investigadores e estudantes, representantes governamentais e personalidades da sociedade civil.
Este evento marcante em matéria de ESG tem como tema central um tema prioritário, que configura uma reorientação de investimentos para tecnologias e empresas mais sustentáveis, com o objetivo de assegurar a neutralidade climática da Europa até 2050.
Em discussão estará o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, destinado a melhorar o fluxo de fundos para atividades sustentáveis em toda a União Europeia, nomeadamente a taxonomia europeia, a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) e atos delegados modificativos, respeitantes aos deveres fiduciários, à consultoria para investimento e ao aconselhamento em matéria de seguros.
Até ao momento já se associaram à iniciativa: Aliança ODS Portugal, APCER, Ascendi, Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, CARMA, Bondalti, CCA Law Firm, El Corte Inglés, EPAL, Grupo BEL, MEO, Pedra Base, Securitas, Turismo de Portugal, United Nations Association – UNA Portugal e Universidade de Coimbra.
Mário Parra da Silva, presidente da APEE e membro ISO SAG ESG, explicou: «A edição de 2024 foi desenhada com o objetivo de segmentar os temas ESG em dois fóruns espaçados no tempo. Pela primeira vez, inclui um congresso de ética na programação da iniciativa, porque a ética é a base da governação.»
Já Pedro Leitão, chief executive officer (CEO) do Banco Montepio, congratulou a APEE pelo novo formato da iniciativa e pela inclusão do congresso de ética na programação, tendo ainda frisado: «São iniciativas como esta a que queremos estar associados. O Banco Montepio tem como premissa de atuação o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas suas operações, e promoção da sustentabilidade económica, social e ambiental junto de todos os seus stakeholders e sociedade civil.»
Programa e sponsors do evento aqui. A participação é livre e gratuita, mas sujeita a registo.