A Bosch acaba de abrir as candidaturas para mais uma edição do «Jump In», o programa de estágios direcionado a jovens universitários que pretendam integrar desde cedo o mercado de trabalho e aplicar no contexto real as competências desenvolvidas em contexto académico.
De âmbito nacional e com oportunidades disponíveis nas diferentes localizações da Bosch em Portugal, o programa engloba diferentes tipos de estágios – estágio profissional, extracurricular, curricular ou de verão –, com contextos e duração adaptados às diferentes fases de formação dos candidatos. Os estágios profissionais/ extracurriculares destinam-se a jovens que estão a concluir ou já concluíram a licenciatura ou o mestrado, e compreendem uma duração de até 12 meses. Já no caso dos estágios curriculares, os candidatos devem estar a frequentar o último ano de licenciatura ou mestrado. No que diz respeito aos estágios de verão, abrangem todos os estudantes universitários e visam proporcionar uma primeira experiência no mercado de trabalho, tendo uma duração máxima de dois meses, a decorrer preferencialmente entre julho e agosto.
Em 2023, o programa «Jump In» contou com a participação de cerca de 450 estagiários, que tiveram acesso a momentos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, disfrutando de um ambiente de trabalho na linha da frente da inovação. Na edição deste ano, voltam a abrir vagas para diferentes áreas de especialização, desde as engenharias – elétrica e eletrónica, mecânica, software e de gestão industrial – a gestão, recursos humanos, marketing, qualidade, entre outras.
O programa de estágios «Jump In» integra um conjunto de iniciativas no âmbito da estratégia de employer branding da Bosch, que visa promover a formação e o desenvolvimento de carreira, dando a oportunidade aos jovens estudantes e recém-formados de desenvolver competências tendo em consideração as suas diferentes perspetivas e objetivos para o seu futuro. Nestes programas de formação, os participantes não só têm oportunidade de adquirir um conhecimento profundo sobre as áreas de trabalho relacionadas com os seus estudos, como também de aprender a liderar projetos ou equipas, ou ainda optar por focar o seu desenvolvimento no conhecimento especializado para entrar a fundo nos temas que os entusiasmam. Garantida está uma experiência com desafios motivadores e perspetivas excecionais.
As candidaturas já estão abertas e os interessados podem encontrar inúmeras oportunidades para o início das suas carreiras profissionais aqui.
De assinalar que o Grupo Bosch destaca-se no fornecimento de tecnologia e serviços. Emprega cerca de 428.000 colaboradores em o mundo (a 31.12.2023), que de acordo com os resultados preliminares contribuíram para gerar uma faturação de 91,6 mil milhões de euros em 2023. As suas operações estão divididas em quatro sectores de negócio: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Tecnologia de Energia e Edifícios. Foi fundada em Stuttgart em 1886 por Robert Bosch (1861-1942) como «Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica». A estrutura de propriedade especial da Robert Bosch GmbH garante a liberdade empresarial do Grupo Bosch, tornando possível para a empresa planear a longo prazo e realizar investimentos iniciais significativos na salvaguarda do seu futuro. 94% do capital social da Robert Bosch GmbH é detido pela Robert Bosch Stiftung GmbH, uma fundação de solidariedade. As restantes ações são detidas pela família Bosch, por uma empresa pertencente à família e pela Robert Bosch GmbH. A maioria dos direitos de voto é detida por Robert Bosch Industrietreuhand KG, um fundo industrial.