Um processo virtuoso

Partilha de Ana Teresa Penim sobre a eficácia e os limites do coaching, mostrando as potencialidades de um processo de desenvolvimento pessoal e profissional virtuoso, que não pode ser confundido, por exemplo, com terapia, formação ou consultoria.

.

Vídeo 221: Coaching talks – Limites do coaching (por Ana Teresa Penim)

O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional virtuoso, que não pode ser confundido com outras especialidades como a terapia, a formação ou a consultoria. Para que haja eficácia, importa conhecer e saber identificar os seus limites de intervenção de forma a assegurar a credibilidade do coaching e o profissionalismo do coach. Trata-se de um conhecimento que se adquire não só com a formação em coaching, mas também com a reflexão sobre a experiência, suportada por um sólido código de ética.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coachesteam coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros Ferramentas de Coaching, Ferramentas de Team Coaching e Ferramentas de Mentoring, além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.