Promover uma cultura de aprendizagem

Na NBCC Academy temos vindo a desenvolver a nossa atividade fiéis à cultura que nos caracteriza: uma cultura de serviço que coloca o cliente no centro. Acreditamos no carácter único das organizações: cada organização tem uma identidade própria, um conjunto de valores e formas de ser, estar e fazer que a caracteriza.

Texto: Zélia Araújo

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Para dar resposta a essa preferência do mercado pela customização, os últimos anos têm vindo a manifestar uma tendência para a singularidade de cada solução como resposta a cada necessidade específica. Verificamos que a conceção de customização, ou «à medida», em formação e consultoria, está muito (demasiado?) associada à ideia de conteúdos programáticos, metodologia, abordagem conceptual.

Aquilo que temos vindo a constatar é que essas dimensões dos projetos, programas e ofertas são fundamentais, mas há outros fatores que os clientes valorizam e que não significam menos customização, antes a complementam. Fatores como: criação de imagem e suporte à comunicação interna; suporte administrativo ao nível do registo e no delivery; simplificação na logística da entrega, como gestão das convocatórias e monitorização dos resultados; facilitação nos mecanismos financeiros para adequação dos fluxos contabilísticos aos centros de custo do cliente. 

A customização é criar soluções integrais que deem resposta às múltiplas necessidades do cliente, facilitando o seu processo de decisão e incrementando valor na cadeia dos seus processos internos de capacitação e desenvolvimento das suas pessoas.

Nas minhas funções, tenho  acompanhado empresas de variadas dimensões e diferentes sectores de atividade. Em cada uma identifico a sua singularidade. Assim, sendo o propósito da NBCC Academy apresentar «a melhor solução para cada desafio», partilho a título de exemplo um caso recente de sucesso: um grupo empresarial de grande dimensão no sector da distribuição e logística, composto por várias empresas, mas sem histórico de formação planeada, lançou-nos o desafio de trabalharmos lado a lado com a Direção de Recursos Humanos no desenvolvimento de uma cultura de valorização da aprendizagem e do desenvolvimento, como precursor de adaptabilidade e crescimento.

A «resposta» foi a criação de uma academia, com criação de um programa de comunicação interno, um menu de soluções formativas com graus variáveis de adaptabilidade e customização de conteúdos e métodos, suporte administrativo na implementação e adequação dos fluxos contabilísticos e financeiros às necessidades do grupo.

Assumindo-nos como um parceiro in-house, o resultado foi uma mobilização crescente da comunidade organizacional e um reconhecimento incremental do impacto da formação no quotidiano do trabalho das suas pessoas.

Hoje, a academia faz parte do capital intelectual e humano do grupo. Acreditamos que estão lançadas as sementes para uma cultura de aprendizagem.

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»» Zélia Araújo é learning and development manager na NBCC Academy, empresa que integra o NBCC Group. A NBCC Academy tem como missão formar profissionais e desenvolver competências no âmbito das suas atividades que envolvem a utilização de ferramentas TI (tecnologias de informação) e, de forma mais transversal, capacitar pessoas e profissionais para incrementar os seus níveis de conhecimento e competências em contexto organizacional. Desenvolve a sua atividade em consultoria e formação, tanto nas áreas mais técnicas (hard skills) como nas dimensões mais comportamentais (soft skills).