A vigésima edição do congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que decorreu nos dias 21 e 22 de março, em Aveiro, voltou a acolher o «Encontro Internacional de Diretores de Hotel», tendo recebido comitivas de três associações congéneres: a AEDH (Espanha), a ADA (Itália) e a HDV (Alemanha).
No dia 23 de março, à margem do congresso, as associações reuniram-se para aprofundar a cooperação interassociativa, estreitar os laços entre as quatro entidades e dinamizar trabalho conjunto em prol da profissão de diretor de hotel.
Na reunião, foi definida a criação daEuropean Bound of Hospitality Leaders, que une as associações de diretores de hotel dos diferentes países, tendo como membros fundadores a ADHP, a AEDH, a ADA e a HDV. Foram definidos os três princípios base do acordo. Por um lado, o reconhecimento e a defesa da profissão, objetivo que ocupa um lugar central na atuação das quatro associações. Por outro lado, a integração dos diretores de hotel quando mudarem de mercado dentro da rede da European Bound of Hospitality Leaders, numa altura em que o alcance cada vez mais global dos grupos hoteleiros resulta na internacionalização da profissão. E, por fim, o apoio à contratação nos países que pertencem ao acordo, um esforço que pretende facilitar o intercâmbio e a integração de diretores de hotel em mercados externos. Acresce ainda o objetivo do alargamento da rede de associações congéneres que integram a European Bound of Hospitality Leaders.
Fernando Garrido, presidente da ADHP, assinala: «Nos últimos anos, temos trabalhado no sentido de aproximar as associações europeias e criar pontes para reforçar a nossa capacidade de atuação a nível internacional. Este é um passo importantíssimo, que pretendemos reforçar com o alargamento da união a outros países. Queremos ter uma voz mais forte e mais interveniente no contexto europeu, em defesa dos diretores de hotel e da hotelaria como um todo. Trabalhamos num sector cada vez mais global e interdependente, com profissionais a movimentar-se facilmente entre mercados, pelo que se torna fundamental pensar os desafios da profissão e desenhar respostas numa ótica internacional.»