tb.lx reforça o compromisso em Diversidade, Equidade e Inclusão

A tb.lx, estúdio de produtos digitais da Daimler Truck, tornou-se signatária da Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), ficando como parceiro da organização. A tecnológica reforça assim o compromisso com a promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

«Iniciativas de promoção de diversidade, inclusão e pertença são essenciais para criar ambientes onde todas as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e confiantes para dar o seu melhor», afirma Ana Belo, líder de aquisição de talentos da tb.lx, assinalando: «A parceria com a APPDI permitir-nos-á alargar os nossos horizontes no tipo de ações que podemos desenvolver, bem como fazer parte de uma comunidade que partilha os mesmos valores que nós em relação a este tema. É um esforço conjunto e contínuo do qual estamos felizes por fazer parte.»

Por sua vez, Margarida Mateus, coordenadora de projetos da APPDI, refere: «Assinar a Carta Portuguesa para a Diversidade é assumir um compromisso concreto e objetivo para com a DEI. Na APPDI acolhemos todas as entidades empregadoras que operam em Portugal e que querem fazer mais e melhor em prol da DEI, mesmo que esse caminho seja, por vezes, mais demorado. Este compromisso por parte da tb.lx é o primeiro passo rumo a um local de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo, com uma cultura organizacional que respeita todas as pessoas.»

Em recursos humanos, um dos focos da tecnológica é melhorar os conhecimentos e práticas em torno da DEI. Nesse sentido, pretende aprender mais sobre o tema e ganhar ferramentas junto da APPDI.

Sara Gorjão, diretora de recursos humanos da tb.lx, partilha: «Ainda não nos consideramos especialistas em DEI. Contudo, estamos a trabalhar ativamente para sermos a melhor organização possível. Esta parceria é uma aposta na continuidade dessa jornada. Assim que pudermos partilhar mais sobre as iniciativas realizadas e aprendizagens adquiridas, fá-lo-emos de forma aberta e transparente de forma a contribuir para uma sociedade mais inclusiva.»

Uma das crenças centrais da tb.lx é que as pessoas são os motores das organizações e dos processos de mudança e que sem DEI no local de trabalho este impacto não é possível. Por isso, é fundamental investir, criando um ambiente mais inclusivo e colaborativo em que todas as pessoas se sintam confortáveis e partilhem as suas ideias e preocupações, sem temer repercussões ou julgamentos.

A Carta Portuguesa para a Diversidade surge de uma iniciativa da Comissão Europeia e apresenta medidas concretas para promover a diversidade, a equidade e a inclusão no mercado de trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal e religião. Esta é uma das ferramentas criadas tendo em vista a implementação e o desenvolvimento de políticas e práticas internas pelos empregadores.

.

A tb.lx

A tb.lx é o estúdio de produtos digitais para a Daimler Truck, estando sediado em Lisboa, Portugal. A subsidiária de um dos maiores produtores de veículos comerciais foi fundada em 2018 com a visão de viver num mundo de mobilidade sustentável e conectada. Como parceira estratégica de todas as marcas da Daimler Truck, incluindo Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses, FUSO, BharatBenz, Setra e Rizon, a tb.lx está a construir produtos globais de software centrados no cliente nas áreas de mobilidade elétrica e conectividade. Estas soluções de mobilidade formam um ecossistema holístico em torno de camiões e autocarros e melhoram a eficiência, a confiabilidade, a sustentabilidade, a segurança e a simplicidade dos veículos para os seus utilizadores. Com uma cultura centrada nas pessoas, a tb.lx está a desafiar o status quo do trabalho, sendo pioneira em modelos de trabalho híbridos e cultura empresarial, e a criar o ambiente de trabalho de referência para especialistas em produto e engenharia.