Politécnico de Setúbal integra consórcio ibero-americano para transição energética limpa e justa

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das duas instituições portuguesas a integrar o projeto de cooperação científica Eulac Energytran, financiado pela Comissão Europeia (CE) no quadro do programa Horizonte Europa, e tendo como intuito principal uma transição energética limpa e justa na Europa e na América Latina.

O projeto, lançado recentemente em Madrid, é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que lidera um consórcio de 11 universidades e instituições de investigação de seis países ibero-americanos, nomeadamente Argentina, Chile, Costa Rica, Espanha, México e Portugal. Na reunião de arranque, estiveram presentes as docentes do IPS Sandrina Moreira e Raquel Duarte.

O IPS é uma das entidades a representar o território nacional, sob coordenação do docente Luís Coelho, que no passado liderou, em nome desta instituição de ensino superior, o projeto europeu TESSe2b (programa Horizonte 2020), dedicado a soluções de armazenamento de energia térmica em edifícios residenciais e que CE colocou na lista dos que mais contribuíram para a meta de uma Europa com impacto neutro no clima até 2050. Portugal está também representado no consórcio através do laboratório associado INESC TEC.

Com uma duração de 24 meses e através de uma abordagem transdisciplinar, o projeto Eulac Energytran centrar-se-á em três eixos de trabalho que incluem a tecnologia, a sustentabilidade e o impacto social, perseguindo o fim último de promover a transição da Europa e da América Latina para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, nomeadamente através do apoio à tomada de decisões neste domínio com base no conhecimento científico produzido.

A investigação, financiada com o montante de 1,5 milhões de euros, prevê a participação alargada de organizações internacionais e instituições de investigação, pessoal científico, administrações públicas, empresas e sociedade civil na construção dos mais de 20 produtos que surgirão como resultado do projeto. Incluem-se aqui uma monografia sobre lítio e hidrogénio verde, um inventário de infraestruturas de investigação para a transição energética, recomendações políticas, manuais, material de formação e uma plataforma sobre o ambiente na transição energética.

O projeto Eulac Energytran foi aprovado para financiamento em julho último, tendo a CE justificado a escolha «pela competência e liderança na área científica e pela capacidade de diálogo institucional com todos os países da América Latina».