Microsoft Portugal com nova responsável pela área de Educação

A Microsoft Portugal anunciou a nomeação de Rita Serra (na foto) como education lead. Em funções desde o dia 1 de março, Rita Serra assume a liderança desta área que tem como missão capacitar professores e estudantes com as ferramentas de que necessitam para terem sucesso no presente e no futuro, impulsionar o desenvolvimento de novas competências através da inteligência artificial (IA), garantir a utilização ética e responsável das soluções e promover uma educação equitativa para todos.

Rita Serra iniciou o seu percurso na Microsoft há 12 anos na anterior unidade de negócio Anti-Piracy em Small and Midmarket Solutions & Partners (SMS&P). Nos últimos anos, desempenhou o cargo engagement manager and commercial executive para SAM (Software Asset Management) da Microsoft Portugal. Faz parte da equipa responsável pelo Sector Público e, nos últimos três anos, foi account executive para a área de Educação.

Rita Serra refere: «É com um sentido de missão que assumo este novo papel de liderança para o sector da Educação em Portugal. Estou entusiasmada com a oportunidade que tenho pela frente e de poder contribuir para a transformação da educação. Como profissional que trabalha nesta área, e especialmente como mãe, acredito verdadeiramente que a educação é a chave para desbloquear o potencial humano e que a tecnologia é um facilitador para alcançar esse objetivo. A IA Generativa irá transformar a sociedade de novas formas que ainda só estamos a começar a compreender, sendo imperativo que os estudantes e educadores estejam preparados para abraçar esta revolução. Acelerar a aprendizagem, preparar os estudantes com novas competências para o futuro e melhorar a eficiência e a segurança nas escolas são áreas-chave onde as ferramentas da Microsoft, como o Copilot e o Azure Open AI, podem fazer a diferença.»

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Rita Serra concluiu posteriormente um mestrado em Direito e Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.