Conhecer o talento feminino formado no IPS

A pretexto do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) reúne numa sessão especial algumas das suas diplomadas para uma partilha dos seus percursos inspiradores, profissionais e de vida.

A sessão, que decorre a partir das 10h00, no anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE/ IPS), recebe ao vivo quatro das cinco entrevistadas para o podcast «Que mulher é essa?», com genérico da cantautora setubalense Cátia Mazari Oliveira (A Garota Não), cujo primeiro episódio será dado a conhecer nesse mesmo dia e os seguintes, semanalmente, até ao final do mês.

Estarão presentes Rute Santos, chief executive officer (CEO) da tecnológica IT People Innovation, Cecília Sousa, presidente da Junta da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Catarina Martins, enfermeira do INEM (Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Lisboa), e Ana Silva, investigadora do Instituto Superior Técnico (IST-UL). São exemplos do talento feminino formado e moldado no IPS e que se fez ao mundo de múltiplas formas e nos vários sectores da vida em sociedade.

Com moderação de António Manuel Marques, presidente da Comissão de Igualdade de Género do IPS, que também terá a seu cargo a sessão de abertura, o evento comemorativo prossegue com a apresentação do livro Mulheres Incomuns, seguido de debate com a coautora Manuela Carvalho, uma das 12 mulheres que aceitaram o desafio de olhar para os percursos de outras 12 mulheres, aprendendo com eles e partilhando-os, numa reflexão pessoal, em livro, uma espécie de comunidade de celebração do sucesso feminino.

O encerramento estará a cargo da presidente do IPS, Ângela Lemos, que tem preparada uma mensagem especial para a efeméride e que fará o convite para a abertura da exposição «Proteção», logo de seguida. A mostra, patente até ao dia 15 de março no átrio da ESE/ IPS, é da autoria do artista plástico setubalense António Galrinho, reunindo obras de pintura que têm a mulher como foco principal.