BABEL
Novo refúgio cultural no coração do Porto

É no centro histórico do Porto que se encontra a BABEL, restaurante, guesthouse e espaço cultural onde comunidades e sabores se encontram e se entrelaçam. Com Ana Leoa nos pratos e Iolanda Lourinha nos copos, o novo espaço tem como ponto de partida os ingredientes sazonais combinados com uma cozinha de viagem, para uma experiência gastronómica única.

Texto: Redação «human»

.

Diversidade, multiplicidade e variedade dão significado ao nome de um novo espaço na Rua dos Caldeireiros, no Porto: BABEL. A nova aposta do grupo Plano B é apelidada no feminino e conta com três forças motrizes, com o mesmo pronome do seu título, para criar a experiência a que se propôs: «ir a casa de alguém e ser bem recebido». Joana Ferreira, como gerente, Ana Leoa, como chef de cozinha, e Iolanda Lourinha, como chef de bar, dão mote ao seu significado trazendo para a mesa uma perspetiva global.

Apaixonada pelo processo de cozinhar e pela produção de alimentos, Ana Leoa encontra nos ingredientes uma fusão entre influências naturais e humanas. Na BABEL apresenta uma ementa com ingredientes sazonais e uma carta adaptada a cada estação, sempre de mãos dadas com a carta de cocktails criada pela especialista em foodpairing Iolanda Lourinha, trazendo assim, juntas, novidade e frescura a cada prato.

O ambiente de partilha começa com uma focaccia com azeitonas acompanhada de um hummus ligeiramente picante ou um azeite e dukkah, para iniciar uma refeição de conforto repleta de influências de todo o mundo. Para os amantes de carne, as opções incluem moelinhas ou uma massada de borrego. Do mar, há o peixe raw raw (tártaro de peixe) e o bisque disse (arroz com caldo aromático de crustáceos, camarão e ervas frescas), ou ainda uma abóbora pantufa, para os vegetarianos. Para uma experiência única, o especial do dia traz o melhor de cada estação para a mesa, permitindo aos clientes regulares experiências sem fim. Nos doces, propõe-se uma cookie flex ou um marmellus wallace. A harmonização perfeita vai de uma seleção cuidada de vinhos a um a matcha made in heaven ou a little fig-a-tini, os cocktails ou mocktails com assinatura de Iolanda Lourinha.

A BABEL funciona também como guesthouse e o cuidado individualizado reflete-se em cada interação com o hóspede.

A poucos passos da Torre dos Clérigos, da Ponte Luís I e dos deslumbrantes jardins do Palácio de Cristal, a BABEL é um local que une tradição e modernidade, imprescindível para quem quer ter uma experiência diversificada de sabores e cultura além das fronteiras da cidade. O valor dos pratos varia entre sete e os 20 euros e o dos cocktails/ mocktails de assinatura entre os sete e os nove. A estadia começa nos 100 euros por noite.